Os Serviços Secretos de Segurança do Estado capturaram em finais de Outubro de 2020 um potencial informante de insurgentes e com alas internacionais.
Trata-se de Omary Khamis, nascido em Maio de 1999 e palmilhava quer em Tanzania, quer em Moçambique.
A sua captura foi efetivada na Cidade de Pemba, nas redondezas da Praia do Wimbi, local onde vivia em casa de aluguer.
Khamis era especialista em comunicar insurgentes sobre o tipo de voos que estivessem a partir do aeroporto de Pemba em direção à Distritos Costeiros, na hora de partida mas, nos olhos da comunidade que lhe circundava, Omary Khamis circulava em toda a Cidade de Pemba, com chaves compatíveis para a manutenção de torneiras, tubos de esgoto e casas de banho, facto que passava despercebido.
Khamis publicitava todas as acções de insurgentes, na sua página do Facebook. Contudo, a mesma conta do Facebook é até hoje acedida apenas por amigos seleccionados por ele. Fotos de jovens insurgentes e com roupa de militares Moçambicanos, legendas escritas em língua kiswahil exaltando sucessos de insurgentes, exibição de material bélico na posse de insurgentes, exibição de dinheiro líquido e fortes conecções no seio de insurgentes sobretudo, recentes e tiradas em Mocimboa da Praia é o mínimo que se pode encontrar em sua conta pessoal.
Omar Khamis é Tanzaniano e viveu também em Kenia. Pai de uma filha menor de 2 anos, professa a religião muçulmana, com habilidades em uso de Computadores e Telefones, manuseio de armamento, mecânica e condução de vehículos e vivia no solo pátrio Moçambicano há anos fazendo também, trabalhos de logística financeira e de material bélico a partir desta parcela de Cabo Delgado
Vide anexos de fotos extraídas sigilosa e estrategicamente em screenshots de Facebook dele, acessível APENAS, a amigos dele.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=754433808466662&id=100017001483212
In https://pinnaclenews.net/pemba-sise-neutraliza-informante-internacional-de-insurgentes/