RESUMO
Em contextos rurais o papel da mulher, no que diz respeito à produção agrícola, centra-se nas culturas de subsistência, cabendo-lhe também um conjunto de responsabilidades relacionadas com tarefas domésticas e com a prestação de cuidados à família. Com o seu trabalho a mulher participa no processo de desenvolvimento de Moçambique, embora a sua prestação seja subvalorizada e, em alguns casos, descriminada.
Na região Norte do país, com destaque para a província de Nampula, os níveis de participação da mulher em associações de camponeses têm aumentado nos últimos anos. Este facto confere-lhe uma maior participação e envolvimento na produção e na comercialização de culturas de rendimento.
Esta pesquisa realizou um diagnóstico socioeconómico em 11 associações de camponesas situadas nos distritos de Malema, Ribaué e Monapo, na província de Nampula. De forma particular, foram identificados os níveis de vulnerabilidade das mulheres associados ao nível do acesso ao rendimento, à saúde, educação e habitação, assim como ao nível da participação pública.
Leia aqui