Por Francisco Nota Moisés
Moçambique: Nyusi apela para rendição de Mariano Nhongo (2)
... "Filipe Nyusi voltou a apelar para a rendição do líder da autoproclamada "Junta Militar" da RENAMO, Mariano Nhongo, para a entrega das armas e a adesão dos dissidentes ao processo de desmilitarização, desarmamento e reintegração (DDR) do antigo braço armado da oposição. ... O mesmo digo em relação aos seguidores de Matsangaíssa Júnior. transmitido pela Televisão de Moçambique. ...Apesar do anúncio de trégua feito pelo chefe de Estado moçambicano, em outubro do ano passado, as tentativas de diálogo fracassaram. Nhongo chegou a comprometer-se com a trégua, mas novos ataques ocorreram no centro do país. No encerramento do discurso, Filipe Nyusi pediu às FDS que sejam implacáveis contra os terroristas na província de Cabo Delgado, norte do país."
Felipe Nyusi é mais do que um realista, não é? Ele faz-me rir. Desejo-lhe boa sorte nas suas fantasias que não são novas. Aos apelos aos rebeldes do Norte para se entregarem ou para se renderem ou mesmo para negociarem com ele, cada vez os rebeldes responderam com uma intensificação das suas operações que levaram ao escorraçamento da sua Frelimo de vastas partes de Cabo Delgado e a tomada de Mocímboa da Praia e doutras vilas pelos rebeldes.
Em desespero da causa e para diminuir o apoio popular de que os rebeldes gozam no Norte e no Centro, ele ordena às suas tropas para lançarem ataques e massacres contra a população.
A que tropa Nyusi se refere e apela para combater os rebeldes sem trégua? Aquela mesma tropa que não sabe, senão fugir quando ouve que os rebeldes vão atacar as suas posições. Aqueles mesmos soldadescos que não puderam assegurar aos Bravos Franceses a segurança em Afungi? O certo é que os rebeldes do Norte tanto como os do centro o desprezam e desprezam a sua Frelimo.
Quanto a Mariano Nhongo, foi ele Nyusi que o forçou a pegar em armas quando a Junta Militar lhe apelou para negociações depois da sua fundação. Não vejo a hipótese do líder rebelde a se entregar à Frelimo para aderir ao DDR de Nyusi e Ossufo Momade que foi a causa da fundação da Junta Militar. Nhongo sabe quão assassino Nyusi e os seus sequazes são. Não se esqueceu daquelas emboscadas de que Afonso Dhlakama sofreu em Manica durante as quais ele Nhongo organizou contra-ataues que rechaçaram os atacantes do esquadrão da morte do Nyusi.
Nhongo próprio já disse que a Frelimo só sonha em liquidá-lo. Matsangaíssa Jr. de que Nyusi fala está com Nhongo, pelo que se sabe até agora. Esteve com Nhongo na formação da Junta Militar em Gorongosa e até então não ouvimos de que houve uma ruptura entre eles.
Quando Nyusi disse que tinha declarado uma trégua, era simplesmente para distrair Nhongo e a sua Junta Militar para apanhá-los de surpresa com operações que ele tinha preparado. E Nhongo fez o mesmo para distrair Nyusi e a Frelimo. Nem Nyusi nem Nhongo respeitaram as suas respetivas tréguas. Em outra palavras, nunca houve tréguas. Nem num lado nem o outro estavam sendo sérios.
Nhongo deve continuar com a sua actividade e manter Nyusi e a sua soldadesca atrapalhada no Centro para ajudar aos seus amigos do Norte (Cabo Delgado e Niassa), portanto mantê-lo atrapalhado nas duas guerras ou seja na guerra de duas frentes que poderão levar à sua derrocada e da sua Frelimo.