Por Idrisse Wassy
Caro presidente, não venho criticar nem condenar. Mas QUE TAL CONSIDERAR ESTAS IDEIAS:
1-Que tal no tempo seco, construirmos represas pelo país fora? Assim, evitamos ajoelhar por água à países como E-Swathine, Zimbabwe, etc? Quantas represas temos no país? Sabemos que as mudanças climáticas alteraram drasticamente a regularidade das chuvas, causando cheias e secas, que por sua vez trazem a fome.
Construímos represas, Sr Presidente .
2- 👉404.985.900,00mt Este valor lhe diz algo? Explico. Este é o valor médio gasto na compra de viaturas Land Cruiser, "topo da gama" para o governador da província, secretário do estado e o presidente do município, multiplicado pelas '11 províncias do país. Na verdade o valor seria muito mais que esse, se considerarmos que cada província tem vários municípios, e todos querem as viaturas de luxo. Sr presidente, que tal os tais dirigentes que optem por esses Land Cruisers, o valor da compra lhes seja descontado dos seus salários, já que, não pagam energia, não pagam a alimentação, não pagam a água, etc??? Não faz sentido que um dirigente tenha tantos privilégios e, no final o povo não tenha se beneficiado do seu mandado.
Aliás, QUE TAL acabar com tantos privilégios dos dirigentes? Eles estão a trabalhar e final do mês têm salários chorudos, se pagassem as despesas como todo o cidadão, não seria mais valia para a nossa economia?
3- Que tal, o povo saber das metas de cada dirigente que esteja no poder? É que, no acto da sua tomada de posse, fala bonito, mas o povo não supervisiona o seu trabalho durante os 5 anos, razão pela qual, vemos obras inacabadas, mal executadas, desvio de fundos, falsificação de facturas, vivem nos seus gabinetes e, só saem de lá no quarto ano do seu mandato, e depois nos entopem os ouvidos com as palavras "saio com a convicção do dever cumprido".
Para terminar, Sr Presidente, não gostaria de ver o país sair da pobreza duma vez por todas?
4- Que tal, o dinheiro que devia ser usado na compra de Land Cruisers ser usado na importação de equipamentos agrícolas industriais? Construirmos enormes sistemas de regadio, usarmos assim a vantagem da nossa localização geográfica? A Líbia é um país do Sahara (desértico) mas foi capaz de construir um dos melhores sistemas de regadio do mundo (mas já sabotado), porque Moçambique não faz o mesmo e melhor? Não se justifica que continuemos a importar tomate, cebola, cenoura, etc etc da África do sul, um país rochoso, e com menos terras férteis em relação ao nosso país?
O nosso país é que devia exportar produtos para lá e para outros países.
É POSSIVEL MUDAR O PAÍS PARA O MELHOR, TUDO SO DEPENDE DO SR, A SR É QUE PODE ORDENAR AS COISAS ACONTECEREM, AFINAL É O PRESIDENTE DE MOÇAMBIQUE!
BEM HAJA MOÇAMBIQUE.