A supermajor francesa Total pretende se tornar um grande produtor de hidrogênio limpo um dia, disse o presidente e executivo-chefe Patrick Pouyanné na terça-feira durante a conferência virtual IP Week, realizada pelo Instituto de Energia.
"Temos um enorme interesse em hidrogênio... Queremos ser um grande produtor em escala de hidrogênio limpo", disse o principal executivo de uma das maiores empresas de petróleo e gás do mundo, reiterando a ambição da empresa de se tornar uma empresa de energia ampla que não está apenas bombeando petróleo e gás.
Há desafios em reduzir o custo do hidrogênio limpo e torná-lo comercialmente viável, disse Pouyanné, mas observou que o gás natural liquefeito (GNL) também demorou a decolar décadas atrás antes de se tornar uma grande indústria e commodity comercial hoje.
No início deste ano, a Total e a provedora de energia Engie solicitaram subsídios que, se obtidos, permitiriam construir a maior instalação de hidrogênio verde da França que usará apenas energia solar para produzir hidrogênio. A Total e a Engie assinaram um acordo de cooperação para projetar, desenvolver, construir e operar o maior local de produção de hidrogênio renovável da França, que estará localizado no sul da França e atenderá às necessidades da bio in refinaria La Mède da Total.
A Total é a mais recente grande petrolífera que está intensificando os esforços para desenvolver uma economia verde de hidrogênio, enquanto aposta no crescimento lucrativo de seus negócios de GNL e renováveis como parte de sua nova estratégia e agenda líquida-zero.
A Shell também está desenvolvendo vários projetos para produção de hidrogênio renovável, incluindo um plano para construir o maior projeto europeu de hidrogênio verde nos Países Baixos até 2040, NortH2.
Em novembro passado, a BP criou uma parceria com a gigante eólica offshore Ørsted para desenvolver um projeto de eletrólise em escala industrial para a produção de hidrogênio verde na Alemanha. A maior empresa italiana de petróleo e gás Eni e a gigante de serviços públicos Enel anunciaram em dezembro que trabalhariam juntas para desenvolver projetos de hidrogênio verde.
No final do ano passado, as autoridades britânicas e escocesas anunciaram que financiariam o primeiro projeto piloto do mundo para aquecer casas com hidrogênio verde.
In https://oilprice.com/Energy/Energy-General/Oil-Major-Total-Makes-Big-Bet-On-Green-Hydrogen.html