Por ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Nesses dias me pediram para falar um pouco sobre o patriotismo e… eu posso dizer a vocês, que é certamente um sentimento mais saudável que pode existir dentro duma sociedade, pois nada mais une as pessoas do que o patriotismo. Mas, quando eu falo do patriotismo, não estou aqui me referindo aos mambas, quando milhões de pessoas vestem camisolas vermelhas torcendo pelos “heróis” da selecção moçambicana. Isso não é o patriotismo. Porque, o patriotismo precisa estar sendo manifestado, precisa estar sendo executado em todos os dias, nos 365 dias duma sociedade é, no dia-a-dia que nós mostramos ser um patriota.
Por exemplo, nós nos mostramos ser um patriota quando somos um bom aluno, quando somos um bom trabalhador, quando somos um bom polícia, quando somos um bom soldado, quando somos um bom professor, quando nos portamos de forma adequada e [correcta] no trânsito, quando dirigimos correctamente, quando respeitamos os mais velhos, quando esperamos a nossa vez na fila, tudo isso, faz parte das acções dum patriota. Porque, o patriota respeita as regras e as leis da sua sociedade, porque sabe que ela só pode funcionar onde existe obediência, onde os bons sentimentos são respeitados. Infelizmente nós vivemos numa época onde os bons sentimentos são ostracizados.
Vocês podem ver, aqui no país todos os nobres sentimentos, as atitudes correcta, tudo isso é ostracizado, porque há uma inversão de valores, que colocam outras coisas como sendo correctas e aceitáveis, coisas erradas. O patriotismo está ligado, também ao respeito à tradição, quem não respeita a tradição da sua sociedade não é patriota e… como se diz, ele é um patriota apenas de casca e não do fundo do coração.
Logo, o patriotismo é algo muito mais amplo do que, as pessoas possam imaginar. Ser patriota é ser honesto, porque o patriota não vai querer roubar o seu semelhante, um político patriota não vai querer passar a mão no dinheiro do povo que está nos cofres públicos, o patriota vai zelar por tudo isso, o patriota vai respeitar as leis, porque sabe
que o bom funcionamento da sua sociedade, do seu país, da sua pátria depende duma legislação sólida, e fará de tudo para que ela não seja arranhada.
O que é mais importante, quando nós observamos as atitudes dos moçambicanos, de alguns moçambicanos no seu dia-a-dia nas pequenas coisas, será que são realmente tão patriotas? O patriotismo, também está ligado a honestidade, é ser ordeiro nas pequenas coisas da vida, é ser disciplinado, é fazer de tudo para que o país se desenvolva, é respeitar o património público, porque aquele que dipreta indevidamente o património público não é patriota.
Moçambique, infelizmente é um dos países no mundo que apresenta um dos maiores índices de vandalismo do património público. Isso é patriotismo? Não! Isso é ao contrário do patriotismo, porque o patriota zela pelo seu património público, pelo seu património cultural, pela limpeza das ruas, pela limpeza das praças.
O povo patriota, mantém a sua cidade e o seu país limpo, e não é isso o que nós vemos. As pessoas jogam lixo em tudo que é lugar, as pessoas picham muros, construções, construções históricas, monumentos históricos. Existem moçambicanos, que picham monumentos históricos. Isso é patriotismo? Não! Isso não é patriotismo isso é ao contrário do patriotismo.
Porque o patriota, respeita as praças, mantém as ruas limpas, quando ele come uma banana e se não tem uma lata de lixo por perto ele guarda a casca no bolso, e quando chega em casa joga na lata de lixo, isso o verdadeiro patriota faz. Mas, esse sujeito que larga casca de banana em qualquer lugar; viola regras de trânsito esse sujeito não é um patriota; um patriota não pode sujar o chão do seu país, porque o chão do seu país é algo praticamente sagrado, que deve ser respeitado e que deve ser mantido limpo.
O patriota preza pela limpeza da sua nação, não apenas a limpeza física dos espaços públicos, mas também a limpeza do próprio discurso e do pensamento. Dizer a verdade, defender a verdade publicamente, fazer de tudo para que a verdade venha à tona, o verdadeiro patriota não se oculta, o verdadeiro patriota não se omite, mas ele se expõe, diz o que deve ser dito para que o seu país possa ir bem.
E… quando nós vamos destrinchando essas coisas, essas pequenas coisas do dia-a-dia, atitudes, nós vemos que alguns moçambicanos, infelizmente não são patriotas incluindo alguns da classe política, pois, ela é o reflexo do que é a sociedade moçambicana.
Por isso, o patriotismo é um sentimento profundo de dentro das pessoas, que faz com que, lutem pelo seu país, que sejam verdadeiras, honestas, justas e dedicadas, porque nós temos que ver, aquilo que nós fazemos para o nosso próximo, na verdade estamos fazendo para nós, e para o nosso próprio país.
Quem prejudica o seu semelhante, também prejudica a pátria, logo não é patriota. o verdadeiro patriota, age correctamente nas pequenas acções do dia-a-dia, porque aquilo, que faz para o próximo, faz para a pátria e quem não tem respeito pelo próximo, não tem respeito pela sua pátria, porque a pátria é formada por pessoas, e quem não tem respeito pelas pessoas do seu país, não respeita a sua pátria e não é patriota.
É um patriota mentiroso como nós temos muitos em Moçambique.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [09] de Fevereiro 20[21]