Cabo Delgado foi retalhado, dividido, uma área pouco mais pequena que Portugal pelos grandes da Frelimo, está em curso uma limpeza étnica, mais de 700 000 pessoas já fugiram, os Macondes/Frelimos não querem os Mwani/Macuas em Cabo Delgado, querem fazer as suas negociatas.
A área costeira tem gás natural, os Frelimos querem fazer o mesmo que o Pachenuapa fez com os Rubis em Montepuez, chamar uma empresa estrangeira que invista, fica com 75% e o Pachenuapa junto com o filho do Samora 25%
Se eram ricos cada vez estão mais ricos e o povo cada vez mais pobre.
Mwani/Macua são só paisagem estão a ser dispersos por todo o território Moçambicano nunca mais voltarão a Cabo Delgado, são um empecilho.
É contra esta situação que os insurgentes estão a lutar, por uma partilha de recursos, por poderem viver na terra onde nasceram, com dignidade.
O que as pessoas de Montepuez beneficiaram com os Rubis?? Nada exactamente nada, só porrada se refilares.
Em Nacala a Velha, o Sr. Tchapo andou por lá enquanto a vaca dava leite, quando secou mudou-se para Inhambane e depois de Inhambane para onde irá??
É assim o comportamento dos Frelimos, o que Nacala a Velha beneficiou do terminal de carvão da Vale?? Quase todos os funcionários são de fora, mesmo para dormir foram construir o dormitório em Nacala Porto.
Não Sr. Nyusi não há Estado Islâmico nenhum, há é ganância, muita ganância dos Frelimos, querem ficar com tudo, há uma guerra de negros contra negros que deve ser resolvida entre Negros, uma intervenção estrangeira só será prejudicial, existe um risco enorme de Moçambique se tornar numa Líbia, Iraque, Somália ou Síria.
Srs. Frelimos, Srs. Americanos, Srs. da União Europeia, do Banco Mundial, a questão resolve-se com um programa massivo de infraestruturas, para Nampula, Niassa e Cabo Delgado, que crie milhares de postos de trabalho para os jovens descontentes, um jovem que esteja a trabalhar nunca se irá juntar aos insurgentes.
Com trabalho os Mwani/Macua deixam de ser um empecilho e passam a ser uma força viva de desenvolvimento de Moçambique.
(Recebido por email)