Por Francisco Nota Moisés
Mozambique 532 - Total pulls out again; Palma still occupied; 50 dead? - 30Mar21 por Joseph.Hanlon (2)
Insurgents still in control
"As of Monday morning, it appeared that insurgents were still in control of much of the largely empty town of Palma, and skirmishes continue. In the past, in their first attack insurgents have not tried to hold district capitals, and after causing death and damage have drifted away. This will probably happen in Palma in coming days. ... Dyke says that the insurgents were using weapons captured from raids on army and police in recent months. But with one exception. For the first time they appeared to using mortars, not used by the Mozambique army, and Dyke suggests they probably came from Tanzania. ...SISE is so preoccupied with pursuing and controlling those who disagree with the government that it has had no time to penetrate the insurgents, and thus the security service SISE was again surprised by the attack, commented Adriano Nuvunga, director of CDD (Centre for Democracy and Development). ..."
"Até Segunda-Feira, parecia que os insurgentes ainda controlavam uma grande parte da vila de Palma agora praticamente vazia com escaramuças que continuam. No passado, no seu primeiro ataque os insurgentes não tentaram reter as capitais, e depois de causar morte e infligir dano, eles saiam. Isto provavelmente acontecerá em Palma nos próximos dias. ... Dyke diz que os insurgentes usaram armas capturadas nos ataques contra o exército e a policia nos meses recentes. Mas há uma excepção. Pela primeira vez parecia que estavam a usar morteiros do tipo não utilizado pelo Exército de Moçambique, Dyke sugere que tais morteiros originaram provavelmente da Tanzânia... SISE está não preocupado em perseguir e controlar aqueles que não concordam com o governo que não tem tempo para penetrar os insurgentes, pelo que o serviço de segurança SISE ficou mais uma vez surpreendido pelo ataque, comentou Adriano Nuvunga, o diretor do CDD (Centro para a Democracia e desenvolvimento...."
A passagem em português é tradução das passagens acima em inglês. Traduzi estas passagens do artigo em inglês para apoiar aquilo que tenho dito que os rebeldes do Norte conseguiram muito material bélico das forças da Frelimo. Países como Portugal, os Estados Unidos e a Franca que pensam que treinar as forças da Frelimo vai alterar a equação e ajudar a Frelimo a eliminar os rebeldes estão a perder o seu tempo com ilusões pensando com velhos burros que não podem aprender novas lições. Já treinaram muitos exércitos de regimes tirânicos pelo mundo fora que nunca ganham guerras e os homens que eles treinam continuam tao indisciplinados e sem coragem como dantes. Estes três países não nos explicam porque é que foram batidos pelos talibãs em Afeganistão visto que talibãs são fanáticos que pensam que estão a lutar contra infiéis ocidentais e as montanhas do seu país fazem com que sejam difíceis de derrotar. E o terreno de Moçambique com algumas montanhas, florestas e matas densas e rios contribui para o sucesso duma força de guerrilha.
Os combatentes do Norte de Moçambique não agem como fanáticos por causa de serem islamitas. Agem determinadamente por causa do mal que o regime terrorista da Frelimo e os seus aliados oportunistas portugueses, Eni da Itália, EXXONMobil dos Estados Unidos e Total da França andaram de mãos dadas para esvaziá-los das suas terras e empobreceram os naturais das suas regiões e reduziram-nos à miséria.
Traduzi a passagem também para demonstrar que quando digo alguma coisa sobre a Frelimo o faço em pleno conhecimento dos factos. Sempre descrevi o regime da Frelimo como comuno-fascista e totalitário no qual o Grande Irmão orwelliano controla tudo e tem os seus olhos nos populares e está sempre pronto para ordenar os seus cães de guarda contra os civis como os cães de guarda do camarada Napoleão fazem na sátira de George Orwell.
Para isto basta ver o que o artigo diz sobre o SISE que passa o tempo a perseguir e controlar pessoas que imaginam que estão contra o regime da Frelimo. Será que alguém como Ossufo Momade quererá me dizer que o regime da Frelimo é um estado de direito democrático como ele tem dito? Obviamente, o homenzarrão não compreende o que diz. Que alguns que querem os perdoar, que o perdoem, mas eu cá nunca.