Por ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Serra-Leoa, esse território foi primeiramente visitada pelos portugueses no século [XV], quando Portugal saiu em busca de um novo caminho para as índias. Contornando esse périplo africano, e ao contornar o périplo africano, os portugueses tiveram contacto com todas essas populações. Foi, nesse território [Serra-Leoa] que os portugueses perceberam que poderia ter lá, um entreposto comercial que poderiam retirar de lá, uma das riquezas que foi muito explorada pelos portugueses que é a riqueza humana; o tráfego de seres humanos.
No século [XV], o território da Serra-Leoa foi investido pelos portugueses, através do comércio de escravos, mas é no século [XVII] que os ingleses começaram a ocupar o território e um século mais tarde precisamente no17[87], no final do século [XVIII], os inglese fundaram em Serra-Leoa, uma cidade chamada Freetown. Para quê que servia esta cidade? Porquê é que foi fundada? Porquê esse nome?
Seria Freetown ou a cidade da liberdade. Porquê? Porque era uma cidade que foi construída pelos ingleses para receber escravos que fugiam ou escravos, que eram recambiados dos Estados Unidos [EU], das Colónias inglesas de volta para África.
Escravos, que estavam tentando se libertar da escravidão que ainda persistia em alguns territórios da América e… Freetown seria a porta de entrada, ou seja, o portal da volta, o portal de retorno a África dessas pessoas que foram desterradas e depois escravizadas no Continente americano.
Até esse período século [XVII] - [XVIII] os inglese dominaram Serra-Leoa, mas ainda esse território não despertava muito interesse por parte dos ingleses e somente no século [XX], a partir de 19[30] é que, os ingleses passaram a se interessar muito por esse território. Porquê? Por causa das minas de diamantes que aqui foram descobertas, e essas minas de diamantes existem até hoje e… são alvo de interesses, tanto internacionais, como também de grupos militares e políticos nacionais gerando tanta guerra civil, quanto também, guerra externa [Libéria]. O processo de independência da Serra-Leoa, iniciou-se em 19[61] e foi um processo muito difícil, com muitas guerras, muitos conflitos principalmente, porque os ingleses não queriam abrir mão desse território; tinham muito medo de perder o controlo sobre o comércio de diamantes e tentavam a todo custo manter a sua hegemonia sobre o território, através de representantes nativos, que estivessem coligados com os
interesses da Inglaterra.
Somente [10] anos depois, durante uma década de guerras é que, finalmente o território teve a sua independência legalizada, efectivada e reconhecida pela Inglaterra, quando um dos líderes dum Partido chamado Congresso de todos Povos [APC] de seu nome C. Steven, conseguiu, depois duma década de guerra proclamar a independência da Serra-Leoa. Contudo, essa independência apenas representou uma liberdade política em relação a Inglaterra, mas não representou uma liberdade económica, o país ainda mantinha laços estreitos, uma dependência económica ainda a Inglaterra.
E, durante esse período do Governo de Steven, muitas guerras civis assolaram o pais e o período mais aterrador e mais difícil do país foi a partir da década de 19[90] quando uma nova frente política chamada Frente Revolucionária Unida [FRUN], começou a se opor ao Governo de Steven e aí nós tínhamos então, dois grupos militares e políticos combatendo e concorrendo as eleições e ao poder, ao controle não de Serra-Leoa simplesmente, mas ao controle das minas que lá existem.
O FRUN liderado por F.Sankou, espalhou o terror nunca visto por todo o território da Serra-Leoa. Durante a sua disputa essas guerras civis, a FRUN determinou a mutilação de milhares de pessoas, elas tiveram os seus braços destroncados, as suas mãos completamente decepadas. Além disso, muitas pessoas foram escravizadas, milhares de mulheres foram estupradas; as crianças eram recrutadas para o Exército do FRUN para serem, também exploradas como escravas nas minas de diamantes.
Populações inteiras foram mortas e degoladas durante a década de [90] e… somente em 20[01] foi possível haver um acordo de paz entre o Governo de Steven com o FRUN, intermediado pela ONU. Desde então, a Serra-Leoa está entre um dos [10]países do mundo com o pior e mais baixo IDH humano da actualidade. Tudo isso, fruto do imperialismo, dessa exploração de diamantes, da ganância existente de grupos internacionais e também de grupos nacionais, pelo domínio de riquezas minerais, valendo-se para isso, pelo domínio de muita guerra e… muita morte .
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, [28] de Março 20[21].