Por Francisco Nota Moisés
Há chacina em Palma (2)
"Neste terceiro dia de tiroteios na vila de Palma, fontes do Pinnacle News avançam de forma preliminar que dois terços da Vila Sede de Palma foi incendiada em três dias de ataques consecutivos. Há dezenas de civis com corpos decapitados ou baleados e pelo menos vinte e um militares também mortos em combate. – Vide um áudio já em circulação nos nossos grupos abertos. ... As 3 filiais bancárias, foram também alvos de saques e explosões de ATMs. O quartel militar de Palma e infraestruturas governamentais foram desabadas com o recurso a armas pesadas. ..."
Tudo leva a crer que o ataque pelos destemidos rebeldes contra o aparelho do regime da Frelimo foi um estrondoso golpe que acabou com a presença da administração da Frelimo em Palma. A Frelimo não recuperará dessa sua derrota.
E que pena para os bravos franceses que também entretém o sonho de Afungi perante a incapacidade dos seus amigos da Frelimo! "A quoi bon ce projet? Ils devraient faire les valises et rentrer chez eux sans tarder ou ils devraient se rendre aux rebelles (Para que serve este projeto? Eles deveriam arrumar as malas para regressarem ao seu país ou deveriam-se render aos rebeldes."
O Moral dos gloriosos combatentes contra o regime terrorista da Frelimo é agora muito alto e eles estão cheios de entusiasmo para continuarem com a sua luta para fazer desabar o regime inimigo no país, cuja presença cessou de existir em Palma. O apavorado administrador da Frelimo em Palma foi o primeiro a fugir e a chegar em Pemba enquanto gemendo de medo. E os seus principais agentes lhe seguiram, ou outros lhe seguirão, transportados por helicópteros dos mercenários, um dos quais, por engano (oops!), bombardeou um quartel dos terroristas da Frelimo em Palma, para além do principal quartel militar de Palma e infraestruturas governamentais que foram desabadas com o recurso de armas pesadas dos rebeldes que desencadearam um fogo infernal contra a posição dos malfeitores da Frelimo.
Vai sem dizer que a maioria dos soldados sobreviventes da Frelimo fugiram com a onda de civis que os militares tinham organizado de antemão para eles próprios vestidos a civis depois de removerem as suas fardas poderem fugir com os civis.
Obviamente, como de costume os relatórios sobre os acontecimento de Palma vem coloridos com alegações propagandísticas contra os rebeldes, coisa que só pode enganar os incautos.
E agora o queé que Felipe Nyusi diz quando foi assim chamboqueado em Palma depois dele dar um ultimato aos rebeldes para se renderem para serem perdoados se não queriam ser agarrados e responsabilizados por suas ações? Penso que é ele e os seus principais comparsas que devem se render aos rebeldes do Norte para ser perdoados antes que sejam agarrados e responsabilizados pelos seus crimes de guerra e contra a humanidade em Moçambique.
Será que ele e os seus comparsas ainda pensam que vão desbaratar os rebeldes do Norte? Que se acordem e não continuem a sonhar e a entreter fantasias deste tipo.