Região sul de Nangade
Com a invasão terrorista, na manhã deste domingo, às comunidades de Chacamba e Namuembe, que distam 12 e 40 quilómetros da vila sede, todas as aldeias da região sul do distrito de Nangade, província Cabo Delgado, estão na lista de locais já atacados por bandos terroristas.
O facto obrigou a todos os habitantes dessas aldeias a refugiarem-se para a sede do distrito, onde são acolhidos em casas de familiares e conhecidos, assim como nas instalações da Escola Primária Completa de Nangade-sede.
Entretanto, a viver em precárias condições, uma das grandes reclamações das populações deslocadas em Nanagade têm sido a falta de apoio alimentar. “Deslocados não faltam. Estão a entrar na sede vindo de Chacamba desde a manhã de hoje (domingo).
Falar de danos ainda é prematuro” - disse um residente local, que na manhã de domingo assistia à entrada de adultos e crianças na vila sede distrital.
Apesar da resposta das Forças de Defesa e Segurança, que culminou com o abate de número considerável de terroristas na aldeia Nkonga, a situação ainda é considerada complicada pelo facto de prevalecerem relatos sobre a continuidade da circulação de terroristas em aldeias próximas da vila sede.
Unidade ou Luneque, Nkonga, 3 de Fevereiro, 25 de Setembro e Muangaza e, muito recentemente, as comunidades de Chacamba e Namuembe, são as comunidades que nos últimos dias sofreram incursões terroristas no distrito de Nangade.
MEDIA FAX – 09.03.2021