Dia 18 de Maio, o Presidente dos Changanes e Makondes vai a Paris reunir com o Sr. Macron, já anteriormente o Sr. Nyusi tinha ido a Moscovo reunir com o Sr. Putin, pode ser que desta vez se faça luz, na cidade luz.
3 000 tropas da SADC vão chegar, pensa-se que passaram a controlar a costa Moçambicana, isso vai ser um rude golpe no business de alguns meninos lá do Maputo, as encomendas do Paquistão já vão ter mais dificuldades a chegar.
Enfim podem ser boas notícias, se a França passar a dar a posição de satélite das bases dos Alshababes vai ser mais fácil atacar, foi assim que mataram o Savimbi, assim que os Americanos deram as posições foi atacado e morto, terminou a guerra em Angola.
O Sr. Nyusi o mais rapidamente possível terá que fazer as pazes com a senhora da Tanzânia, para não andarem a jogar, o jogo do gato e do rato, os insurgentes fugiram para a Tanzânia, se os dois países não coordenarem o combate ao terrorismo.
Mas o problema de fundo fica por resolver, a partilha de recursos e a criação de Postos de Trabalho, o gás natural só, por si, não cria postos de trabalho para pés descalços, vai ser necessário criar um programa de infraestruturas, aí a União Europeia poderá dar uma ajuda com o financiamento, de estradas, pontes, escolas, hospitais, etc..
E claro subsidiar fertilizantes e sementes, de modo a que a produção agrícola passe de uma tonelada por hectare, para três toneladas por hectare, tornando a agricultura Moçambicana competitiva.
O turismo basta passar visto de 30 dias à chegada à fronteira a 25 usd, Moçambique rapidamente se tornará num destino turístico como já foi no passado.
Assim se criam postos de trabalho para os pés descalços poderem alimentar as famílias, agricultura e turismo as maiores riquezas de Moçambique.
A criação de postos de trabalho e de riqueza, é o modo mais barato de combater os insurgentes.
(Recebido por email)