O Banco Mundial vai emprestar ou doar 700 milhões para os deslocados de Cabo Delgado, será que há 1,5 milhões de usd, para comprar semente de milho e fertilizante para distribuir pelas 100 000 famílias de deslocados??
700 milhões de usd a dividir por 700 000 deslocados dá 1 000 usd por deslocado, que quantidade de dinheiro vai efectivamente chegar a cada deslocado??
Tudo se vai esfumar nos meandros da corrupção lá do Maputo.
5 kgs de semente de milho, são 5 usd, 10 kgs de fertilizante, são 10 usd, total 15 usd, por família cerca de 1 000 meticais, para as famílias dos deslocados fazerem as suas próprias machambas e quebrarem a máfia da PMA a distribuir comida, fica muito mais barato e tem mais eficiência no longo prazo, distribuir semente e fertilizantes que comida só por si.
O governo vai fazer tudo, por tudo para usar esse dinheiro e fixar as famílias bem longe de Cabo Delgado, de modo a não regressarem mais às suas aldeias de modo, a não serem empecilhos para as negociatas grandes da gente importante da Frelimo.
Segundo a Frelimo a faixa costeira de Cabo Delgado tem que ser esvaziada de Mwani e Macuas.
As tropas da SADC terão que entrar em Moçambique, como capacete azul e sob o comando unificado das Nações Unidas, evitando ao máximo o combate e ser uma força de pacificação, permitindo o recuo das forças e da polícia moçambicanas, as populações têm mais medo dos militares e policiais Moçambicanos que dos insurgentes.
A maioria das destruições e desmandos em Palma, foi efetuado por militares e policiais Moçambicanos, os insurgentes roubaram aquilo que precisavam e foram embora.
Conquistar Vila por Vila, aldeia por aldeia, esse será o trabalho da SADC, chamando de imediato os seus habitantes que fugiram dando proteção e ajuda no reassentamento dos deslocados nas vilas e aldeias que abandonaram.
Os militares e policiais de Moçambique que regressem para treinamento em Maputo ou Nampula, deixem as forças da SADC trabalhar, essa é que deverá ser o trabalho das forças convidadas por Moçambique.
Se o objetivo das tropas da SADC for o combate, vão andar a fazer o jogo do gato e do rato e nada vão conseguir pacificar, Cabo Delgado vai andar sempre em guerra.
(Recebido por email)