Caro Celso Correia, como é interessante a sua generosidade, 700 000 deslocados pés descalços vão receber cada um 1 000 usd/55 000 meticais ou talvez mais??
Acha mesmo que nós os pés descalços de Cabo Delgado, acreditamos nessa conversa?? Nós somos pobres, mas não somos estúpidos e palavras leva-as o vento.
Nas últimas eleições vocês roubaram tantos votos aqui em Cabo Delgado, que não davam para comer, nem para comprar Xima, essas notas de dólar você vai é usar para comprar Xima lá no Maputo.
Ok, vamos acreditar na sua boa vontade desta vez, para além de um programa de infraestruturas que vai dar trabalho aqui à rapaziada de pés descalços, parece que já compreendeu que a maneira mais barata de combater os insurgentes é dar trabalho aos pobres, dos mais pobres.
Estamos a pedir que coloque o visto de turista a 25 usd na chegada à fronteira, por 30 dias, com o fim do Coronavirus os turistas vão passar a visitar Moçambique e nós os pés descalços, passamos a ter trabalho.
Amigo Celso Correia, não precisa de inventar a roda, com tantos milhões do BM, basta ir ao Malawi e ver como funciona o subsídio ao fertilizante e à semente melhorada, queremos um projeto piloto em Cabo Delgado que subsídie o fertilizante a 30%, basta de passar fome e sofrimento.
São estas duas medidas simples do governo lá do Maputo que nós os pés descalços de Cabo Delgado estamos a pedir, para criar emprego e podermos alimentar as nossas famílias.
Quanto à SADC, é interessante a vossa oferta, a gente manda soldadesca, mas a UE ou os Americanos pagam, porque não pediram a massa à Rota da Seda do amigo Chinês??
O Nyusi recentemente fez uma lista de compras para a SADC pagar mas parece que não deu resultado.
Não senhores iluminados, a violência não se combate com violência, combate-se com inteligência, basta olhar para o exemplo do amigo Chinês, os macaquinhos do Estado Islâmico são financiados pelos países do Golfo, basta a Europa, Japão, China, Índia, América e Tailândia, ameaçarem que não compram mais gás natural, nem petróleo aos países do Golfo que os ataques em Cabo Delgado terminam.
Caro Presidente Nyusi é isso que tem que ir dizer ao Mon Ami Macron no próximo mês, parem de comprar gás aos países do Golfo que nós os pés descalços de Cabo Delgado também queremos comprar uns sapatinhos.
Basta de guerra, violência e mortos, deixem nós comprar sapatos.
(Recebido por email)