Por Francisco Nota Moisés
AS TRÊS GUERRAS CONTRA O REGIME DA FRELIMO: TETE É NOVA FRENTE MILITAR CONTRA A DUPLA FRELIMO-RENAMO DE OSSUFO MOMADE.
Tudo levar a crer que o regime terrorista da Frelimo anda amaldiçoado ou ele próprio amaldiçoou-se por causa da sua natureza tirânica e dos seus feitos desumanos de a partir do tempo da sua criação até ao dia de hoje. E francamente, não sei se me rir desta nova situação militar em Tete ou me entristecer. Esta nova situação contra a Frelimo e contra o bando da Renamo-Ossufo Momade me força a fazer ambas as coisas -- a me rir e a me entristecer.
Devo-me rir visto que os terroristas da Frelimo estão a colher os frutos dos seus crimes contra a humanidade. Jacinto Felipe Nyusi e o seu amigo Ossufo Momade assinaram um acordo de paz que para a Frelimo era um acto de embrulhamento do "bruto" Momade para quem o seu acordo com Nyusi era o culminar do seu sucesso pessoal que lhe traria o que ele queria da Frelimo e do manipulador Mirko Manzoni. Parece ter enchido os seus bolsos e aumentado o grande tamanho da sua barriga ao ponto dele já não ter camisas da medida do seu corpo cujos botões ele pode fechar todos. Parte da sua barriga fica sem poder cobri-la.
Todavia, esta nova situação armada no Ocidente me entristece fortemente visto que trará uma violência bruta da soldadesca terrorista da Frelimo contra o povo do Ocidente como se as suas ações desumanas na guerra contra os rebeldes do Norte e na guerra do centro não fossem grandes desgraças para o povo de Moçambique e para si própria.
Os homens que acabam de investir instalações da Frelimo em Capiricanje na zona de Moatize pela segunda vez em menos dum mês deixaram atrás uma clara indicação de que são rebeldes com justas causas num documento manuscrito de quatro páginas cujo texto integral a Frelimo nunca tornará publico. Todavia, o texto contem dois pontos essenciais que os frelimistas descuidaram de não esconder. O texto exprime uma zanga efervescente contra Ossufo Momade e o seu gangue da Renamo-Ossufo Momade ao mesmo tempo que fustiga o regime terrorista da Frelimo e exorta os frelimistas a correrem com Felipe Nyusi.
Se os atacantes em Moatize são guerrilheiros da Junta Militar do Mariano Nhongo ou não ou se se trata duma nova força diferente ou independente,é o que neste momento não podemos dizer e a Frelimo não divulgará o que apurara. De qualquer maneira, esta nova frente militar não agoura nada de bom para os frelimistas e para o oportunista Ossufo Momade cuja queda e fim se vislumbram no horizonte que se aproxima. O que vão dizer aqueles países que os frelimistas querem enganar para lhe ajudar a exterminar os rebeldes do Norte que estão a levar a melhor contra ela? Como é que Portugal, uma grande democracia dos nossos tempos, pode explicar que queira ajudar o regime terrorista da Frelimo em Maputo que agora enfrenta três guerras com a possibilidade de mais frentes aparecerem contra ele por grupos aliados aos rebeldes do Norte ou à Junta Militar da Renamo ou por outros actuando independentemente contra o regime da Frelimo.
Moçambique marcha para uma anarquia bélica como aconteceu na Somália ou no Congo, dita Republica democrática do Congo que de democracia nada tem ou exibe. E eu não me admiro. Já vinha alertando no Moçambique para Todos do perigo de aparecimento de mais focos armados contra o regime terrorista da Frelimo ou seja copiadores (os tais copycats) ou por aliados dos dois movimentos em guerra contra a Frelimo neste momento -- os rebeldes do Norte e a Junta Militar no centro.
Como é que este regime vai aguentar com três guerras? Ele vai cair e desaparecer como resultado da sua natureza terrorista que se regista e prevalece desde a sua fundação na década de 1960.