MOZAMBIQUE News reports & clippings 535 - 5 April 2021 por Joseph Hanlon (2)
... "O exército admite que os insurgentes tiveram apoio de algumas pessoas locais e que eles vão tentar selecionar pessoas voltando para casa. E até agora apenas dois são conhecidos mortos, ambos no comboio tentando escapar do Hotel Amarula. Três barcos foram capturados por rebeldes no sábado, incluindo aquele navio cargueiro Alfa-Jimbo que estava levando comida de Pemba para Palma."
Já escrevi por duas vezes que os rebeldes entraram em Palma para apoiarem uma revolta dos locais contra o regime terrorista da Frelimo. Agora e o próprio exército dos terroristas que admite o acontecimento duma maneira embelezada para não admitir que houve uma revolta dos RESIDENTES de Palma contra o regime de terror da Frelimo, mas sim a simpatia de alguns indivíduos deles pelos rebeldes. Nem o tal exército da Frelimo nem o seu patrão a Frelimo querem admitir que a revolta no norte de Moçambique é uma insurreição popular que avançou e avança por causa do apoio popular.
Preferem espalhar essas mentiras que são ingenuamente repetidas pelas midia internacionais.
Ri me a bom rir por ver que os destemidos rebeldes capturaram três barcos ao inimigo. A Frelimo só sabe fugir quando os rebeldes anunciam que vão atacar as suas posições como aconteceu em Palma que não atacaram de surpresa. Entraram enquanto os frelimistas já estiveram em debandada com os seus homens armados em fuga depois dos residentes ter desencadeado a sua revolta popular.
De recordar que aquando da libertação de Mocímboa da Praia, os rebeldes destruíram um barco da marinha da Frelimo, um daqueles barcos adquiridos na sombra das dívidas ocultas que, como li algures devia ter custado 8 milhões de dólares cada barco mas foram vendidos a Frelimo ao preço de 110 milhões de dólares cada. Um rebelde alvejou o barco de guerra da Frelimo com uma bazooka ou seja uma RPG-7, e enviou-o para o fundo das águas que são o domínio do monstro Nhangume de 10 cabeças das lendas dos senas. Enquanto para os senas Nhangume é um monstro terrível que ataca e engole barcos e pessoas em swahili nyangumi e a palavra para dizer baleia.
(Na foto: Navio cargueiro ALPHA-JIMBO)