Sra. Laura Tomm Donde, da Organização Internacional das Migrações lá do Maputo, tenha vergonha daquilo que a IOM, está a fazer no Ibo, ao fim de dois anos da passagem do Ciclone Kenneth, a IOM descarrega as primeiras casas pré fabricadas de Pau a Pique no Ibo para serem montadas por uma ONG Italiana Oikos e oferecidas às famílias!!!
Quanto custa cada casa dessas pré fabricadas de pau a pique?? As 400 casas que irá montar no Ibo quantos milhões de usd, vão custar??
Em Cabo Delgado com 700 000 deslocados, se cada família tiver 10 pessoas terá que construir 70 000 casas, será um modelo a replicar??
Quantos milhões de usd irá precisar para construir 70 000 casas pré fabricadas de pau a pique em Cabo Delgado??
A senhora Laura que se aloja nos melhores hotéis, iria passar uma noite numa dessas casas/barracas??
Então porque vai sujeitar 400 famílias no Ibo a viverem em casas abarracadas??
Não teria sido muito mais fácil e barato com o mesmo orçamento ter oferecido cimento, barrotes e chapas às famílias e agora passado dois anos a maioria das famílias já tinham a vida estabilizada??
A Sra. Laura, sabe que nas regras do procurement da UN, há que ser efetuado um concurso público e pelo menos 3 cotações apresentadas pelos diferentes concorrentes, neste caso a ONG, Oikos Italiana assinou o contrato para a montagem das casas no Ibo, mas as ONG's não pagam Iva nem impostos à autoridade tributária de Moçambique, por isso estará sempre em vantagem ao competir com uma empresa local registada nas finanças.
As restantes cotações foram apresentadas porque empresas??
Isto trata-se de um comportamento mafioso entre uma agência das Nações Unidas e uma ONG, que nunca deveria ser tolerado.
À mulher de César não basta parecer há que ser, Sra. Laura, no Canadá as regras são assim, porque em Moçambique as regras teriam que ser diferentes do Canadá??
Para tornar mais bizarro este esquema mafioso de uma agência das Nações Unidas, o Programa Alimentar Mundial, PAM, oferece o transporte destas barracas para o Ibo.
O PAM com 700 000 deslocados em Cabo Delgado, ainda tem excesso de dinheiro para oferecer transportes?? Sinceramente não compreendo porque razão andam sempre a chorar que o orçamento não chega para comprar xima para os deslocados.
Enfim Sra. Laura, demita-se quem está à frente de uma organização das Nações Unidas como a IOM, não pode adoptar comportamentos mafiosos.
(Recebido por email)