Por Franciso Nota Moisés
Quem teria ficado com estas munições? (2)
Tudo leva a crer que a derrota da Frelimo em Palma pelos rebeldes do Norte foi muito profunda. Até agora a Frelimo não consegue dizer a verdade. A reportagem dos jornalistas foi uma autêntica piada por terem mentido. Quando disseram que estavam com a tropa que travava combates na vila, mostraram soldados num lugar no mato onde havia um poste com uma tábua com setas indicando direções de Palma e de Pemba. Portanto, aquele lugar não era Pemba e aqueles soldados não estiveram em Palma.
E tudo leva a crer que os rebeldes permanecem em Palma depois de terem estrondosamente derrotado a soldadesca da Frelimo. E mesmo se se retirarem, não há garantia que não regressarão como faziam em Mocímboa da Praia que era para permitir a Frelimo regressar com mais armas que eles tomavam quando a valente soldadesca da Frelimo largava e deixava atrás antes de fugirem quando os rebeldes avisavam que no dia seguinte eles iriam entrar na vila para la matabichar com a população.
Agora os frelimistas estão a mentir da mesma maneira como o chefe da polícia deles Bernardino Rafael mentiu quando disse que ele e as suas forças tinham tomado Muidumbe de que nunca mais se ouviu falar, excepto quando um funcionário fugitivo de Muidumbe repudiou a ordem para os funcionários regressarem ao seus postos de trabalho nas vilas e lugares então nas mãos dos rebeldes e disse que Muidumbe "está nas mãos do rebeldes, que ninguém os tira e ninguém conseguirá os tirar daquele lugar."
Os funcionários recusaram acatar a ordem da Frelimo e a ordem morreu no silêncio que seguiu à recusa. Não entendi porque é que o governo da Frelimo queria empurrar os tais funcionários para lugares donde tinham recuado e estiveram nas mãos dos rebeldes. Seria para fazer alguma propaganda ou ela queria que aqueles cobardes que tinham saído a correr fossem morrer.