Srs. do PAM e IOM, 23 000 pessoas estão à espera de ajuda em Palma, os senhores têm os armazéns cheios em Pemba, alguém vos ensinou a usar as lanchas à vela, que há mais de 500 anos fazem serviços de cabotagem ao longo da Costa de Moçambique.
Essas lanchas à vela são de Mwanis e Macuas, carregam entre 15 e 45 toneladas e estão todas paradas em Paquitequete, estão proibidas de navegar, acusam-nas injustamente de serem insurgentes.
O vento está de Sul, em 3 a 4 dias se as carregarem elas chegam a Palma, os insurgentes não as vão atacar desde que elas naveguem sem militares ou funcionários do governo.
O objectivo dos insurgentes é atacar funcionários públicos e militares, as lanchas à vela só podem carregar comida e materiais humanitários nada mais.
Changanes e Macondes do governo e nas forças de segurança, está na hora de parar os ataques contra Mwani e Macuas, todos vocês são Moçambicanos, já é tudo gente crescida.
O ataque a Palma foi gravíssimo, muitas famílias estão a sofrer a perda de entes queridos, a comunidade internacional quer ajudar, mas voçês têm que se deixar ajudar.
Permitam que as lanchas à Vela naveguem até Palma com ajuda humanitária.
Basta de tanta mortandade, devido à vossa ganância.
(Recebido por email)