Estimado em 7 milhões de meticais
A República Popular da China procedeu, ontem, em Maputo, à oferta de produtos alimentares e suprimentos de prevenção e combate à Covid-19 num valor estimado em sete milhões de meticais.
O donativo da China para o Governo moçambicano está inserido no programa de assistência humanitária às vítimas de ataques de insurgentes na província nortenha de Cabo Delgado.
A cerimónia de assinatura das notas de recepção do donativo foi presidida por Wang He[1]jun, embaixador extraordinário e plenipotenciário da China em Moçambique e pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.
Na ocasião, Verónica Macamo disse que o donativo representa a materialização do compromisso do Governo da China, de envidar esforços para complementar as acções do Governo de Moçambique e de outros parceiros na mobilização de meios para a satisfação das necessidades básicas das populações das zonas afectadas pelo terrorismo.
Estimado em 7 milhões de meticais Apoio em produtos alimentares chega a Cabo Delgado “Por esta razão, encaramos a China como um país amigo com o qual, Moçambique e os moçambicanos podem contar nos momentos de dificuldades” – disse.
Fez lembrar que, recentemente, a China disponibilizou também uma doação de USD 500 mil dólares americanos em apoio diverso às vítimas da violência terrorista. “Reiteramos, também, a importância da contribuição da China para ajuda a emergência no valor de dois milhões de dólares norte americanos e 1.8 milhões canalizados através do PNUD e FNUAP, respectivamente. Estamos profundamente reconhecidos à China por responder, numa base regular, aos apelos que temos vindo a lançar a favor da assistência humanitária devido à acção de terroristas na província de Cabo-Delgado, e por compreender que, quando se trata de salvar vidas humanas e mitigar o sofrimento não há esforços a poupar”.
Realçar que os produtos alimentares estimados em sete milhões de meticais foram adquiridos no mercado local.(Eduardo Conzo)
MEDIA FAX – 07.05.2021