Sr. Presidente dos Changanes e dos Macondes, a sua visita a Paris e a Kigali foi um desastre completo, o Sr. quer passar a ser um ditador a exemplo do Sr. Paul Kagame do Rwanda??
A solução de Cabo Delgado não passa por construir um enclave à volta de Afungi guardado pela legião estrangeira e pelos seus soldadinhos de chumbo, comandos e fuzileiros da Frelimo.
A solução de Cabo Delgado passa por criar postos de trabalho e rendimento para as famílias Mwani e Macuas, Educação, o meio mais barato de combater os insurgentes é criar postos de trabalho para os pés descalços, meter as meninas na escola, para no futuro serem boas profissionais.
A estratégia do Sr. Nyusi está a andar, esvaziar Cabo Delgado de Mwanis e Macuas, 800 000 já fugiram e estão a fazer casas e machambas bem longe de Cabo Delgado.
Agora usar os Portugueses para treinar comandos e fuzileiros lá na Catembe e no Chimoio, soldadinhos de chumbo para proteger os novos colonos de Cabo Delgado.
Há que proteger as rendas que os Franceses vão pagar pelo gás de Afungi??
Agora compreendemos porque não quer a entrada da Troika como capacetes azuis, quer sim treinar fuzileiros e comandos para com as rendas do gás natural se perpetuar no poder como o Sr. Kagame do Ruanda e amordaçar os Moçambicanos, da parte do Sr. Macron tem todo o apoio, ele próprio grande apoiante do Sr. Kagame.
Em Moçambique o conselho Islâmico e os Bispos Católicos já foram bem claros em explicar que a solução para Cabo Delgado passa por partilha de recursos e desenvolvimento, Moçambique não precisa de um ditador, é um país livre e democrático.
Portugal acorda, o Sr. Nyusi quer ser o Soba, ditador do bom povo Moçambicano, não pode permitir isso.
(Recebido por email)