Por Francisco Nota Moisés
Presidente moçambicano diz que insurgentes executaram cinco dos seus membros em Lumbo (2)
Filipe Nyusi garante que ataque àquela aldeia de Palma foi repelido pelas Forças de Defesa e Segurança
"NOTA: Com um Presidente e Comandante Chefe tão bem informado como são possíveis os constantes desaires das FDS? Se calhar até sabe os nomes dos mortos . Será mesmo? Fernando Gil MACUA DE MOÇAMBIQUE."
Felipe Nyusi, líder dos terroristas da Frelimo, parece ser um individuo muito ingénuo. Ele como Samora Machel, o seu malogrado antecessor, é também um homem que parece ser muito fácil de aldrabar. Como acontecia ao malogrado terrorista-mor da Frelimo cujo militares lhe mentiam, os comandantes do presente terrorista-mor também lhe mentem ou lhe contam anedotas como essa dos rebeldes terem abatido os seus próprios homens pela falha do seu novo ataque a Palma.
É também possível que os seus soldados não lhe disseram nada e ele inventou a estória para agradar os seus colegas na sua tal magna reunião de loucuras para receber aplausos.
Submetido a um escrutínio duma fria análise, a alegação dos rebeldes terem abatido os seus próprios chefes pela falha do seu novo ataque a Palma revela-se como uma pura insanidade. Senão, vejamos. Como é que os seus soldados souberam que o tal evento aconteceu, o que só podia acontecer se a troca de tiros tivesse parado e os rebeldes tivessem apelado aos tais gurues (swahili para dizer porcos), que é a designação que os rebeldes dão aos soldados da Frelimo, para estes assistirem o fuzilamento dos seus homens. Ou será que os rebeldes convidaram aos porcos para a sua base para lá assistirem à execução dos rebeldes condenados à morte pela falha do seu novo ataque a Palma?
A única maneira como os porcos teriam tomado conhecido do tal alegado evento, teria sido se um rebelde, chocado com o fuzilamento, tivesse fugido da base dos rebeldes para o lado dos porcos para lhes contar o sucedido.
Mas o chefe dos porcos não disse como é que os seus homens tomaram conhecimento do alegado evento. Não penso que todos os terroristas a quem Nyusi falava acreditaram na sua informação e seria exagero, ou mesmo ingénuo da minha parte, acreditar que todos eles são de baixa inteligência como o seu chefe que não vê a verdade quando as pessoas lhe mentem. Estou em pensar que um bom número desses terroristas da Frelimo são indivíduos manhosos que fingem aceitar o que o seu chefão lhes diz para se manterem na quadrilha dos ladrões que roubam tudo ao povo para se manterem em posições privilegiadas.
Com a sua alegação ou mentira, Nyusi só conseguiu uma coisa que ele teria tentado esconder. Isto é, revelar que os rebeldes atacaram Palma de novo. A verdade sobre este novo ataque pode ser muito outro do que alegação de que os seus soldados repeliram o ataque. E o que aconteceu depois de repelirem os rebeldes? Os seus soldados não montaram uma operação de perseguição ou uma contra ofensiva? E se não o fizeram porque é que não fizeram?
Com esta dura análise, concluo que os soldados mentiram a Nyusi ou que ele próprio fabricou o boato para dizer algo aos seus súbditos do seu partido para los alegrar. Mas os inteligentes dos terroristas deviam-se ter rido do seu chefe mentiroso.