Os governos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deverão anunciar, em breve, o nível de participação que cada um dará à força de intermediação que vai apoiar no combate ao terrorismo em Moçambique.
O anúncio foi feito pelo Presidente moçambicano na noite de quinta-feira, 24,ao inaugurar a nova sede da Televisão de Moçambique.
"Aprovamos o envio da Força de Intervenção em Estado de Alerta, agora cada país deverá ratificar a decisão, num acto que vai ser breve e a partir daí cada um vai enviar os meios que estiverem à sua disposição", revelou Filipe Nyusi, sem dar mais detalhes.
Na quarta-feira, os Chefes de Estado e de Governo da SADC aprovaram o envio da força para ajudar as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique no combate aos insurgentes na província de Cabo Delgado, mas não revelaram nem o número de efectivos, o tipo de intervenção e a data da chegada.
VOA – 25.06.2021
NOTA: Afinal a tal "salada" que Nyusi não queria, sempre vai acontecer. Os erros da Frelimo na governação, intencionais ou não, são a causa principal da situação em que o país se encontra. Cada dia que passa a situação será pior e menos controlada. Aliás o que os insurgentes parece quererem alcançar.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE