O CNOOC da China iniciou esta semana a produção do primeiro campo de gás em águas profundas que opera totalmente, informou a Reuters, acrescentando que o campo deve produzir cerca de 4,39 bilhões de metros cúbicos de gás natural, representando 2% da produção total da China.
O poço Chenhai-1 foi perfurado no campo Lingshui 17-2 no Mar do Sul da China e, de acordo com a CNOOC, poderia aumentar sua capacidade total de produção de gás natural para mais de 13 bilhões de metros cúbicos anualmente.
O lançamento da produção do poço Chenhai-1 faz parte do plano da CNOOC de impulsionar consideravelmente a perfuração offshore em uma tentativa de aumentar a participação do gás natural em sua produção total de 21% agora para metade até 2035.
O plano faz parte da meta declarada de Pequim de se tornar uma economia líquida-zero até 2060, que, de acordo com um relatório da Reuters, tem que incluir uma transição do carvão para o gás natural antes de passar para as renováveis.
Essa adoção do gás como uma ponte entre carvão e renováveis está impulsionando um aumento na demanda pela commodity. Já um dos maiores importadores de gás do mundo, a China está a caminho deste ano de destronar o Japão como o maior importador de GNL. E essa dependência das importações não está bem com os tomadores de decisão em Pequim, especialmente porque este ano a demanda total de gás é vista subindo 10%, para 350-356 bilhões de metros cúbicos.
Enquanto isso, a produção local está crescendo, mas não rápido o suficiente. Mesmo assim, aumentou 15% durante o segundo semestre de 2020, de acordo com a Fitch Ratings, que também disse esperar que a tendência de forte crescimento da produção continue nos próximos cinco anos.
A China tem abundantes reservas de petróleo e gás, mas tocá-las é frequentemente desafiadora devido a razões geológicas, o que até agora impediu o país de reduzir sua dependência esmagadora de petróleo e gás importados. Apesar disso, o CNPC anunciou no início deste mês uma grande descoberta na Bacia de Tarim, dizendo que as reservas foram estimadas em cerca de 16 bilhões de toneladas.
Por Irina Slav para Oilprice.com
In https://oilprice.com/Energy/Natural-Gas/China-Starts-Production-At-Massive-Deepwater-Gas-Field.html