O governador da Zambézia Pio Matos, encoraja ao jovem Donaldo Salvador, desportista na modalidade de patins, a trabalhar arduamente para abertura de uma escola de patinagem na província, com vista a elevar e promover o gosto pela prática esta modalidade desportiva na província.
O governante falava nesta terça-feira em Quelimane, no acto de despedida da equipa do jovem patinador, que rumam em uma viagem de patinagem nesta quinta-feira, de Quelimane à cidade de Maputo, numa extensão de cerca de 1.600 quilómetros de decurso até ao destino.
Durante o percurso dessa longa a viagem em patinagens, Donaldo e outros três companheiros que o acompanham, nomeadamente Tino Novaz, Olívia Madeira e Frangoso Silvestre, tem a missão nobre de disseminar informações sobre o cancro da mama, HIV-Sida, a Tuberculose, a Covide-19entre outras doenças endémicas que devem ser combatidas, segundo referenciou Pio Matos.
O governador, reconheceu no momento, o espírito de sacrifício da equipa de patinagem que ruma a Maputo, entretanto, desafiou-os a serem mais preponderantes e passivos, perante os obstáculos que certamente irão enfrentar durante a caminhada, visando a alcançar o objectivo final que passa necessariamente em exaltar o orgulho de jovens da Zambézia por um lado e por outro, criar oportunidades para que outros jovens abracem esta modalidade desportiva.
Num outro desenvolvimento, Pio Matos, mostrou-se aberto em continuar a apoiar a juventude que de forma organizada abraça certas oportunidades com objectivos bem desenhados e concretos. “Quero acreditar que a viagem é longa mas, quero vos encorajar porque poderão encontrar obstáculos mas sejam preponderantes, nada de desânimos, poderão deparar-se com muito sol, muita chuva, mas não desistam, levem essa bandeira da paz, porque vocês serão os portadores de mensagens de solidariedade para aqueles que sofrem varias doenças endémicas, e para prevenirmos que não possamos ter esses grandes males”, - encorajou-os o governante.
Num tom alegre e de felicitação pela coragem e determinação, o governante desejou sucessos aos patinadores que partem esta quinta-feira, devendo estes chegarem a cidade de Maputo no próximo dia 25 de Junho corrente, podendo entretanto participar na praça dos heróis da capital moçambicana, nas cerimónias do dia da independência nacional, “quero vos desejar um bom trabalho, ficaremos à espera no dia 25 quando chegarem lá e nós de cá, laçarmos alguns foguetes de alegria e de felicidades. Um forte abraço, boa viagem e sucessos”, - felicitou-os Pio Matos.
Por seu turno, Manuel de Araújo, Presidente do Conselho Autárquico de Quelimane, para além dos felicitar pela iniciativa, animou-os a continuarem a envidar esforços para a massificação desta modalidade desportiva, de modo que mais jovem da província da Zambézia e da cidade de Quelimane em particular, possam voluntariar-se para a prática desta modalidade.
Por outro lado, o edil de Quelimane citou o seguinte; “é também motivo de regozijo e de honra, porque sabemos que a pessoa que é o Donaldo, que esta aqui connosco hoje e que é o principal actor desta maratona, foi um produto e foi uma semente lançada neste município, essa semente hoje germinou e está a dar frutos, portanto transformou-se de semente e está a dar fruto”, - disse para depois desejar boa sorte a toda equipa, tendo em conta a longa caminhada os espera.
Para Donaldo Salvador, a maratona é um desafio porém, já firmado. Sem muitos rodeios, apenas sobrou ao jovem patinador, agradecer a todos que abraçaram e deram a sua entrega para apoiar a concretização dessa maratona, “acho que está tudo em ordem e não temos mais nada a dizer, se não agradecer toda a comunidade ao nível nacional, que estão envolvidos nessa marcha e nós, vamos fazer o possível para dar aquilo que é o nosso foco em relação à maratona”, - disse.
No que se refere ao desafio laçando pelo governador, em relação a abertura de uma escola de patinagem para dar mais realce à modalidade, Donaldo respondeu nos seguintes termos, “esse pensamento é muito positivo de criar uma escola, envolvendo associações, dirigentes desportivos e empresários locais, para que de forma conjunta possamos encontrar frutos para o amanhã e de princípio eu como pessoa, tenho objectivo de criar mais patinadores a nível nacional. Já investe quase em todas as províncias e o meu objectivo é trazer melhores patinadores do mundo de origem zambeziana, então, eu vou abraçar este projecto”, - assumiu.
Importa referir, que o jovem patinador Donaldo, já venceu muitos torneios dessa modalidade, quer a nível nacional e internacional, tendo trazido vários troféus para o País e província da Zambézia em particular, por sinal a sua terra natal.
Jornal Makholo – 01.06.2021
NOTA: MOÇAMBIQUE PARA TODOS deseja ao grupo o sucesso da chegada a Maputo, sem contrariedades de maior. Mil e seiscentos quilómetros de patins em linha não é brincadeira...
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE