Por Francisco Nota Moisés
O vídeo sobre o ataque de Palma(NY Times)
QUANDO A FRELIMO DIZ QUE ESTÁ A BATER OS REBELDES E NA VERDADE É ELA QUE ESTÁ SENDO BATIDA A VALER (Vídeo do YouTube colocado por Frank fornece detalhes)
Por Francisco Nota Moisés
STV-Jornal da Noite 03.06.2021(video) (5)
Frank said..."Segundo a notícia de hoje, a African Intelligence informa que Nyusi preparou uma lista de desejos para apresentar à França e Portugal na esperança de obter desses países o fornecimento de veículos militares.https://www.africaintelligence.com/eastern-and-southern-africa_diplomacy/2021/06/09/maputo-finalises-cabo-delgado-wish-list,109672096-art.
Que venham, pois os valentes rebeldes moçambicanos agradecerão.
O erro de análise que muita gente incluindo os frelimistas e os seus agentes e amigos da Renamo, principalmente o tal Ossufo Momade, e os poucos vociferadores pró-frelimistas em Portugal e algures na Europa, fazem é pensar que o que a Frelimo precisa são armas, que se deve armar a Frelimo e com armas ela levara a melhor para esmagar os rebeldes. Não existe uma maneira mais rata e barata de pensar do que esta.
Quando Mao Tsé-Tung disse que o factor decisivo na guerra era a determinação dos homens e não tanto de armas como tal, ele tinha muita razão. E isto viu-se na guerra do Vietname onde soldados americanos estavam engajados sem moral muito longe do seu país enquanto que os vietcongs e os norte vietnamitas estiveram convencidos que lutavam para proteger o seu país contra uma agressão imperialista. Nem os mais de 500,000 soldados americanos com o uso massivo de helicópteros, caças-bombardeiros, os bombardeiros B-52, armas químicas em certas circunstâncias, e da marinha ganharam a guerra. E isto apesar do apoio dos seus aliados da Coreia do Sul, Tailândia e Austrália que tinham corpos expedicionários no Vietname do Sul.
Nada alterou a situação e impediu a vergonhosa derrota que os americanos e os seus aliados sofreram no fim e ano cabo.
Os soviéticos contra os mujahidins e os americanos com os seus aliados da OTAN vieram mais tarde a ser derrotados pelos talibãs no Afeganistão que estiveram convencidos que a sua luta era justa contra os Farangi ou seja contra os infiéis cristãos no seu país.
Os rebeldes do Norte estão na mesma situação como os vietcongs, norte vietnamitas e talibãs. Estão convencidos que a sua luta é justa contra os homens armados da Frelimo vindos do sul com alguns chingondos do centro que estão desorganizados e desmoralizados e que não compreendem porque estão envolvidos numa guerra muito longe dos seus lares.
As armas que os rebeldes utilizam foram capturadas à Frelimo. E eles estarão na verdade alegres quando a Frelimo tiver armas de quem possa lhe dar visto que grandes quantidades de tais armas terminarão nas suas mãos viradas contra a Frelimo e contra quaisquer aventureiros que aparecerão em frente deles para ajudar a soldadesca da Frelimo.
A única pena é que a Frelimo virará certas dessas armas contra os civis desarmados.