No Noticias de ontem na primeira página vem que o ''PR defende ações rápidas para sobrevivência colectiva'', o Sr. Nyusi veio a Nacala com o Sr. Mokgweetsi Masisi, Presidente do Botswana inaugurar o Centro de Operações Humanitárias e de Emergências da SADC!!
Estranho inaugurar o quê?? O edifício perto do aeroporto era onde a equipa de apoio ao Investimento Estrangeiro (GAPI) trabalhava, foram despejados para as lojas do aeroporto de Nacala, que continua a não ter aviões porque os grandes de Nampula se negam a permitir que os voos mudem para Nacala.
Um aeroporto internacional sem aviões devido à ignorância da elite de Nampula.
Para a Frelimo inaugurar um Centro de Operações, da SADC, que não é mais que uma bolada para sacar dinheiro aos doadores, é mais importante que um departamento que tenta angariar investimento estrangeiro para criar postos de trabalho em Moçambique.
A Frelimo continua a dificultar a vida de ONG's e agências humanitárias, não permitindo que as equipas façam entregas directamente no terreno, todas as doações vão ter que passar a ser entregues a esse centro que depois as entregam e distribuem pelos amigos??
A Frelimo não passando vistos a estrangeiros para apoiar a distribuição, as ONG's ficam-se obrigadas a contratar papagaios que falam Inglês de Maputo e que não fazem mais que distribuir as ajudas aos amigos da Frelimo.
Tenha vergonha Sr. Nyusi, mais de 700 000 deslocados, uns milhares de mortos e o senhor anda a inaugurar centros de operações que nunca irão servir para coisa nenhuma, o objectivo é só os senhores terem acesso às doações destinadas aos pobres, dos mais pobres.
As mortes provocadas pelo ciclone Idai não se deveram às alterações climáticas, os responsáveis são os corruptos da Frelimo que permitiram a saída de toda a madeira para a China, deveu-se à desflorestação de Moçambique e do Zimbabwe, o vento e a chuva não matam ninguém, o que mata são as torrentes de lama e água potenciadas pela desflorestação.
O que o povo de Manica e Sofala ganhou com a venda de toda essa madeira para a China?? O Chinês foi embora, ficaram mortos do Ciclone Idai.
A China é o país no mundo que está a fazer as maiores reflorestações para proteger as suas populações porque vem para Moçambique cortar a madeira e ir embora??
É incrível ver o assoreamento do Porto da Beira, devido à desflorestação os milhões de usd que já foram gastos em dragagens para manter a navegabilidade do canal, quando bastava ter parado com a desflorestação, que se deu depois de 1992, após a assinatura dos acordos de paz com a Renamo.
Mais 20 anos se a desflorestação não parar, o porto da Beira ficará como o Porto de Quelimane, sem navios.
Quelimane sem Porto Marítimo morreu, à Beira irá acontecer o mesmo.
(Recebido por email)