Att : General Bernardino Rafael
Assunto : postura vergonhosa de Agentes da Polícia de Trânsito
Neste domingo, 03 de Julho de 2021 viajei da Cidade de Maputo para Chókwe, de transporte semi-colectivo, mais conhecido por chapa-100, e, como sempre, verifiquei o mau comportamento dos agentes da Polícia de Trânsito, em todos postos de controle e outros lugares improvisados, o motorista disse e eu pode vir verificar com os meus próprios olhos, que a polícia mandou parar em todos os postos de controle e outros lugares, o motorista a entregar os documentos da viatura, carta de condução e, pelo meio, colocou uma nota de 100,00 meticais. O agente da Polícia de Trânsito recebe os documentos, finge estar a lê-los e, devagarinho, retira o dinheiro, depois entrega os documentos, faz a continência acompanhada de um “boa viagem”.
Cansado de assistir aquela cena, perguntei ao motorista a razão de terem que dar dinheiro àqueles Agentes da Polícia de Trânsito, o motorista respondeu que sem lhes dar dinheiro não é possível viajar e não chegaremos ao destino. Disse ainda que de Maputo a Chókwe, gasta cerca de 400 meticais por viagem, portanto, num vai-vem tem que desembolsar 800 meticais.
Os Agentes da Polícia de Trânsito, acrescentou o nosso motorista, olham para os chapa-100 como seus ATM's onde retiram o dinheiro sempre que entenderem. Ironizou que um Agente de Trânsito que se faz à Estrada por 30 dias, consegue colectar mais dinheiro que um deputado que passa o tempo todo a sonecar na Assembleia da República.
Senhor Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique, a situação está muito grave. É preciso agir com urgência porque os Agentes da Polícia de Trânsito, na via pública, trabalham como verdadeiros bandidos, saqueadores e isso qualquer um pode constatar. Não precisa ser expert, um investigador ou algo parecido.
Em caso de necessidade para um esclarecimento ou apoio, estou disponível e bem localizável. Ponha termo a esta pouca vergonha, Senhor Comandante!
Eu sou Edwin Hounnou
Cell: +258 87 0239976