Acabou Sr. Presidente dos Changanes e dos Macondes, demita-se você perdeu as últimas eleições, como perdeu a guerra contra a Renamo e como está a perder a guerra contra os insurgentes em Cabo Delgado.
A guerra contra uma força de insurgentes com as características de Cabo Delgado só se ganha com negociação, não há vitória militar possível. Assim aconteceu com os Americanos/Russsos no Afeganistão, assim aconteceu com os Franceses no Sahel, a tropa da Frelimo é uma tropa de ocupação de Cabo Delgado nunca irá ganhar a guerra, as populações não apoiam os Frelimos, não gostam deles, não votaram neles são um bando de corruptpos e ladrões, que lhes roubaram as terras e as riquezas.
A Sra. Presidente da Tanzânia veio explicar isso a Maputo na ultima reunião da Troika, essa senhora sabe daquilo que está a falar, conhece bem os lideres dos insurgentes, os lideres estão lá todos refugiados na Tanzânia e assim que as tropas do Ruanda começarem a ser colocadas no terreno essa gente já está no bem, bom, lá na Tanzânia, vai ser o jogo do gato e do rato, o tempo está do lado dos insurgentes,1000 tropas do Ruanda em Cabo Delgado, vai ser o mesmo que andar a matar pulgas com martelo, só não compreende, quem não quer compreender.
As tropas do Ruanda é tropa urbana, não está habituada a sobreviver no meio do mato de Cabo Delgado, é igual à tropa Maputeca, são meninas bonitas que vão regressar em caixões para o Ruanda, como os mercenários do grupo Wagner regressaram, não conhecem, não sabem, não falam a mesma língua, vão-se atolar como as tropas do Napoleão e do Hitler se atolaram na tentativa de conquista da Russia, nunca conseguiram conquistar, as chuvas estão a chegar a Cabo Delgado, a Malária, o Covid e as doenças vão derrotar essa tropa de meninas bonitas.
Sr. Presidente está na hora de negociar com os insurgentes, os Sul Africanos não vão vir para Cabo Delgado, estão ocupados em pacificar a sua própria terra, os Zimbabweanos que fiquem lá na terra deles as operações em Sofala e Manica contra a Renamo são de má memória para os Moçambicanos, não precisam de voltar a cometer os mesmos massacres em Cabo Delgado que cometeram em Sofala/Manica contra o povo indefeso.
A tropa do Malawi foi excluída na secretaria, as eleições no Malawi foram matrecadas, como as ultimas eleições em Moçambique, o Malawi teve a coragem de organizar outras eleições onde a oposição ganhou, é disso que a Frelimo tem medo das tropas do Malawi, se as ultimas eleições tivessem sido repetidas a oposição em Moçambique teria ganho e hoje governava Moçambique, talvez tomasse a decisão de mudar a capital para Nampula, no centro do pais e onde está a maioria da população.
Maputo é a capital do Colono, o Frelimo continua a se comportar como o novo colono?? Só mudaram o nome de Lourenço Marques para Maputo, nada mais fizeram.
Acabou, acabou, as riquezas de Moçambique têm que ser partilhadas por todos os Moçambicanos, onde está o dinheiro de Moma das areias pesadas?? Porque Moma e Angoche continuam a viver como viviam à 50 anos atrás?? Onde está o dinheiro do carvão de Tete, os navios em Nacala Velha estão sempre a zarpar, nada se vê em Moatize, nem em Nacala a Velha, só comboios e navios a passar. Onde está o dinheiro do Rubi de Montepuez?? Lá em Montepuez não se vê nada, tudo se diluiu na corrupção do Maputeco. Onde está o dinheiro da Graphite de Balama e Ancuabe?? Onde está o dinheiro do gás natural de Pande e Temane?? Onde está o dinheiro que a Total e os outros parceiros já pagaram aos Maputecos, lá em Cabo Delgado não se vê nada.
O Frelimo na guerra contra a Renamo, que não ganhou partilhou o dinheiro de Moçambique com Russos, Coreia do Norte, Cubano e outros que tais, agora em Cabo Delgado o dinheiro de Moçambique já foi partilhado com mercenários Russos e Zimbabueanos, vai partilhar com Ruandeses que não conseguiram ganhar guerra nenhuma contra os insurgentes, será que não faz mais sentido desenvolver Moçambique e partilhar o dinheiro de Moçambique com os Moçambicanos??
Só com desenvolvimento e bem estar das populações é que se consegue pacificar Moçambique, é assim no mundo todo, na Europa, na Ásia, na América, porque África quer ser diferente e quer continuar no caminho da corrupção e do roubo??
Moçambique não é só Maputo, nem é propriedade dos Maputecos, nem dos Macondes é um vasto país de 30 milhões de almas, que foi oferecido pelos Portugueses a um partido, será que o Frelimo só vai começar a partilhar as riquezas do povo Moçambicano, quando começarem as pilhagens lá no Maputo como está a acontecer agora na África do Sui??
Depois de abandonar o poder, ao Sr. Nyusi só lhe poderá acontecer o mesmo que está a acontecer ao Sr. Zuma, lá na África do Sul, a prisão.
(Recebido por email)