Destaco:
Este debate é completamente inútil quando o controlo da informação está nas mãos do gendarme Paul Kagame.
Segundo o último boletim semanal sobre a guerra em Cabo Delgado do "Cabo Ligado" no parágrafo "Incident Focus: Rwandan Troops in Action" podem-se tirar algumas informações relevantes que destaco a seguir.
https://www.caboligado.com/reports/cabo-ligado-weekly-19-25-july-2021
1- As forças do gendarme Paul Kagame do Presidente Macron estão a estabelecer, ao que elas chamam, "zonas livres". Nestas "zonas livres" as forças de Paul Kagame não terão de fazer a distinção entre rebeldes e população civil quando realizam a suas operações militares.
As forças do gendarme Paul Kagame estão a aplicar nas chamadas "zonas livres" a estratégia americana usada na guerra do Vietname, tristemente conhecida por "Search and Destroy" em que o que conta para os briefings militares é o número de mortes, quer em civis como em combatentes.
2 - Segundo o Cabo Ligado, o ataque a Awasse reportado pelo vídeo da STV, resultou em várias baixas do lado das forças de Paul Kagame. Cabo Ligado faz referência a várias fontes que confirmam baixas substanciais nas forças de Paul Kagame no ataque a Awasse. Esta informação foi deliberadamente omitida no programa da STV e no briefing militar feito em Kigali.
Comentário de Frank colocado em Moçambique para todos: STV-Noite Informativa 30.07.2021(video) (blogs.com)