Caro Marcelo Mosse,
A situação do gás de Pande/Temane é triste, muito triste, é igual a Moma, Montepuez, Balama, Moatize, Nacala a Velha e Palma ia pelo mesmo caminho, se os insurgentes não tivessem dito um basta no governo da Frelimo e exigido querer partilhar o recurso do gás natural da Bacia do Rovuma.
A África do Sul precisa de mais gás natural para produzir eletricidade, tem que fechar as centrais a carvão do século passado e assim poderá negociar de modo mais fácil o baixo preço da energia de Cahora Bassa que daqui a 4 ou 5 anos termina o contrato com a Mozal.
A produção de hidrogénio na África do Sul, não é para vender porque com o gás natural produzem hidrogénio cinzento que o mundo não quer, o mundo quer é hidrogénio verde produzido com energia renovável, Hídrica, Solar ou Eólica, aquilo que o governo de Moçambique se nega a instalar, porque em Moçambique não há instalação de centrais eólicas ou solares que têm um custo de manutenção e produção muito mais baixo??
A África do Sul quer mais hidrogénio é para produzir fertilizantes, que tem um bom preço de mercado, todo o agricultor na África do Sul faz agricultura com fertilizantes que são subsidiados aquilo que o governo de Moçambique se nega a fazer, subsidiar o fertilizante a 30% para Moçambique poder produzir a sua própria comida.
Mais incrível o governo da Frelimo, ao fim de 5 anos, correu com o segundo maior produtor mundial de fertilizantes da Noruega a Yara, que queria investir milhões de usd numa fábrica de fertilizantes e ter acesso a gás natural a preço acessível, em troca forneceria fertilizante aos agricultores Moçambicanos a preço mais baixo, era uma oportunidade de ouro para acabar com a fome e com a pobreza em Moçambique.
Porque Moçambique tem que importar carapau, arroz, hortícolas?? Agora Maputo está a chorar de fome porque a África do Sul está em tumulto.
Com o gás de Pande/Temane Moçambique, só mais pobre fico, Xé Minino não fala política, já dizia a Velha Chica.
(Recebido por email)
Relembre aqui:
Afinal quem apadrinha a Sasol?
https://www.cartamz.com/index.php/blog-do-marcelo-mosse/item/8332-afinal-quem-apadrinha-a-sasol