RESUMO DA SITUAÇÃO
O acontecimento mais notável em Cabo Delgado na semana passada foi a recuperação da vila de Mocímboa da Praia pelas tropas ruandesas e moçambicanas, que foi anunciada no dia 8 de Agosto. A batalha por Mocímboa da Praia e suas implicações serão exploradas extensivamente no foco do incidente desta semana.
Houve, contudo, outros incidentes confirmados que tiveram lugar na semana passada, a maioria dos quais fazia parte da ofensiva mais ampla do governo no distrito de Mocímboa da Praia. No dia 3 de Agosto, helicópteros moçambicanos dispararam contra uma suposta patrulha insurgente perto da aldeia Quelimane, no distrito de Mocímboa da Praia, na estrada entre Mocímboa da Praia e Palma. Não há relatos de baixas disponíveis.
No mesmo dia, helicópteros governamentais também dispararam contra uma suposta patrulha insurgente perto da foz do rio Messalo, que forma a fronteira sul do distrito de Mocímboa da Praia. Novamente, não há relatos de baixas disponíveis.
As tropas terrestres a trabalhar em unidades conjuntas ruandesas e moçambicanas também foram reportadas no dia 3 de Agosto a operar ao longo do corredor N380 e mais ao sul no distrito de Mocímboa da Praia. Desdobramentos foram relatados em Awasse, Chinda, Mbau e na vila de Mocímboa da Praia, mas nenhum detalhe sobre esses confrontos foi relatado.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-61 08.08.2021