Relata-se sentimento de alívio em Quitunda
As imagens que inundam as redes sociais, demonstrando tropas ruandesas a conquistar e ganhar corações das populações locais na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado, parecem corresponder mesmo à realidade em muitas zonas do eixo Palma - Mocímboa, sob responsabilidade de elementos enviados por Paul Kagame.
Um residente de aldeia Quitunda, no distrito de Palma, confirmou ao mediaFAX, estar a viver-se um sentimento de alívio com a chegada, circulação e protecção da tropa ruandesa naquele que é o distrito dos milionários projectos de gás.
O morador, que está em Quitunda na condição de deslocado, apontou que aquando do reinado das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, estas colocavam-se, muitas vezes, como autênticos predadores de quem já tinha, na verdade, perdido tudo.
Apesar de concordar com a infiltração de jihadistas e colaboradores daqueles no seio da população, o morador não duvida em apelidar o que acontecia como “autêntica extorsão”, pois a tropa moçambicana retirava permanentemente os bens das populações, o que criava sempre um ambiente de tensão.
“Aqui em Quitunda nós estamos bem na presença dos ruandeses. Alguns militares da FDS [de Moçambique] tentaram se apoderar dos bens da população, mas quando nós alertamos os ruandeses acerca daquele acontecimento. Eles intervieram e nós ficamos a salvo.
Os ruandeses estão a trazer paz” – relatou o morador, dando ainda a conhecer que cerca de 50 pessoas já decidiu sair de Quitunda e regressar à vila de Palma.
MEDIA FAX – 13.08.2021
NOTA: Uma vergonha…
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE