A Europa não precisará mais de gás russo em 25 anos, disse a chanceler alemã Angela Merkel em uma reunião com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski.
"A Europa precisará alcançar a neutralidade climática passo a passo até 2050", disse Merkel, conforme citado pela TASS. "Isso significa que em 25 anos nenhum gás, ou volumes muito pequenos de gás, será fornecido à Europa a partir da Rússia."
Ao mesmo tempo, o chanceler alemão disse a seu parceiro ucraniano que a Alemanha garantirá que a Rússia continue enviando gás natural através da Ucrânia mesmo após a entrada em operação do Nord Stream 2. Caso a Rússia tente usar o oleoduto como arma contra outros países, Merkel disseque a Alemanha proporia sanções da UE contra Moscou.
O gasoduto Nord Stream 2, que dobrará a capacidade do tubo de gás já existente sob o Mar Báltico para a Alemanha, tornou-se um grande osso de discórdia na Europa, com os EUA também se juntando à briga.
Os CFDs são instrumentos complexos e vêm com um alto risco de perder dinheiro rapidamente devido à alavancagem. Você deve considerar se você entende como os CFDs funcionam e se você pode se dar ao luxo de correr o alto risco de perder seu dinheiro.
A União Europeia e os Estados Unidos se opuseram ao projeto Nord Stream 2, citando preocupações sobre a Rússia usar a venda de gás e seu monopólio de gás Gazprom como ferramenta política. A Polônia, vários outros países da UE e os Estados Unidos viram o Nord Stream 2 como um enfraquecimento da segurança energética da Europa, dando à Gazprom outro gasoduto para enviar seu gás natural aos mercados europeus. A Alemanha analisou o projeto de uma perspectiva de negócios principalmente.
Mas no mês passado, os Estados Unidos e a Alemanha disseram ter chegado a um acordo sobre o controverso oleoduto, abrindo caminho para a conclusão do projeto e dando à Alemanha uma vitória decisiva no assunto.
Os EUA e a Alemanha disseram que seu "compromisso foi projetado para garantir que a Rússia não use indevidamente nenhum oleoduto, incluindo o Nord Stream 2, para alcançar fins políticos agressivos usando a energia como arma".
A Rússia insistiu que o gasoduto é um empreendimento puramente comercial, e o executivo-chefe da Gazprom, Alexei Miller, reiterou que a empresa continuará transitando gás pela Ucrânia. Se Merkel estiver correta, no entanto, e a Europa não precisar de mais gás em 25 anos, a Ucrânia faria bem em diversificar seus fluxos de receita. Merkel aconselhou Zelenski a apostar em energia verde.
Por Irina Slav para Oilprice.com