Por Francisco Nota Moisés
O que é a lei sharia? O que significa para as mulheres no Afeganistão?
"Os talibãs dizem que governarão o Afeganistão de acordo com a Sharia, ou lei islâmica. O grupo militante islâmico assumiu o controle após a saída dos EUA e das forças aliadas do país."
Que ninguém entenda que eu esteja a querer desgraçar os países democráticos ocidentais como tal e por nada. Quando se trata de apontar exemplos práticos da democracia, os países ocidentais são exemplos elucidativos de democracias para os seus cidadãos. Em tais países, quando acontecem violações de regras democráticas, existem maquinarias para emendar os erros e restituir os direitos às pessoas que são vitimadas.
Se é isto o que acontece na democracia moçambicana cujo pai é o falecido Afonso Dhlakama sob o olhar do Grande Irmão terrorista Frelimo ou não? Deixo as pessoas para responder esta pergunta.
Qual é o grande problema dos países ocidentais que gritam vive la difference! (França), the rule of law (governação pela lei, Reino Unido), Freedom means accepting to hear what we don't want to hear (Liberdade quer dizer aceitar ouvir o que não nos agrada (Estados Unidos)?
Mas porque esses mesmos países se transformam em hipócritas na sua actuação em assuntos doutros países e fecham os seus olhos quando se tratam de algumas tiranias tais como a Arabia Saudita que aplica a sharia com degolações, apedrejamentos de mulheres adúlteras, desmembramentos dos braços e pernas de ladrões e que mantem uma policia moral que pode parar qualquer individuo na rua suspeito de violar as regras da sharia para chamboqueá-lo sem devido processo da lei? Na Arabia Saudita é crime importar e possuir bíblias enquanto este mesmo país tirânico como o Afeganistão dos Talibãs gasta bilhões de dólares para exportar o Islão para outros países do mundo.
Outras tiranias que aplicam a sharia são o Paquistão, diz-se também na India, certas regiões da Indonésia, a Republica do Sudão. Quanto a esses países, os países ocidentais fecham os olhos visto que mantem com eles os melhores laços económicos. Esses mesmos países do Ocidente apoiam países tirânicos como o Moçambique da Frelimo que mantem financeiramente e ajudam a fazer guerras contra os seus cidadãos, alegando que estão a ajudar o regime terrorista a lutar contra fundamentalistas islâmicos. Tudo inventado nas suas cabeças.
Mas quando se trata do Afeganistão dos talibãs que é uma grande tirania sem duvida, o Irão dos aiatolas e rebeliões contra regimes altamente ditadores e desumanos que desafiam os seus interesses no Sahel, os países ocidentais demonstram as suas verdadeiras cores hipócritas e lhes fazem guerras. E nessas guerras, as potências ocidentais são derrotadas e humilhadas, o que lhes incitam a fazer mais propaganda e ameaças de guerra como estão fazendo contra os talibãs vitoriosos ou mesmo incitam grupos de afegãos como o tal Massoud a se revoltarem contra o regime talibã.