Por ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Existe um famoso tripé que se fala há muito tempo, que o mundo giraria ao redor de sexo, dinheiro e poder. Os americanos têm um ditado muito antigo que é; quando você quer descobrir vuku-vuku, numa situação fala de money ou o dinheiro. Os franceses têm um que é semelhante que é; quando você quer descobrir onde está o tal vuku-vuku, os franceses dizem procura onda está a mulher que você vai ver onde nasceu o vuku-vuku.
Independente do carácter um pouco masculino orientado no comentário francês acima, é claro que essa é uma expressão antiga, que pressupõe que na verdade os vuku-vukus sempre envolvem homens por causa de mulheres.
Agente pode também no mundo em que as mulheres têm o poder financeiro, agente pode dizer, procure onde está o homem ou qualquer outra coisa. Mas… vamos deixar de fora esses assuntos de género que eles são muito chatos na verdade.
Vamos ao que interessa. Olha! Eu acho que, a pergunta se o dinheiro de facto manda no mundo em grande medida está certo. Agora, agente precisa entender que o dinheiro é muitas vezes um instrumento, mesmo para aqueles que o dinheiro é um o fim gera num instrumento, vai-te dar poder apesar de que, às vezes quando você tem poder, no sentido de poder de Estado, de poder de Governo.
Mas, você pode não ter o dinheiro quando salário; você pode não ser aquele que gera o dinheiro, mas como você tem o poder de [atrapalhar] quem gera o dinheiro, você acaba tendo muito dinheiro mesmo que o dinheiro não seja seu, não é à toa que o poder, o poderoso normalmente atrai o dinheiro.
E…como agente sabe, o dinheiro e o poder atrai sexo; sempre atraiu. Hoje está na moda se mentir quase tudo, também se mente sobre isso, mas…continua sendo mentira. E aí tem um factor que é o seguinte: alguns dizem que os ingénuos acham que o mundo gira ao redor do sexo; aqueles que seriam mais sábios diriam que o mundo gira em redor do dinheiro, porque quando você tem dinheiro vem o sexo; alguns que-se acham mais sábios ainda dizem que o mundo gira em redor do poder, porque quando você tem o poder você tem dinheiro, e quando você tem dinheiro você tem sexo.
Mas, para além disso, dando uma olhada assim um pouco mais sei lá…não tão duro, talvez um pouco mais poético a verdade é que, poder e dinheiro normalmente tornam a vida mais potente no sentido de que, quando você tem dinheiro e tem poder ou as duas coisas normalmente anda juntas, você tem a capacidade de fazer com que pessoas à sua volta fiquem mais alegres [felizes]. As pessoas procuram mais por você, o que pode deixar você um pouco confuso e confundir que elas te procuram por você, quando elas te procuram pelo dinheiro ou pelo poder e aqui vem aquela velha discussão: que importa ter ou ser, mas isso é papo às vezes de bêbados, papo de aluno principiante de filosofia, ou então só é muito sério mesmo quando você se vê diante de facto, de que, você tinha muito e perdeu tudo, e com isso perdeu quase todo o mundo que estava à sua volta e ai você descobri que na realidade o que manda no mundo é o ter e não o ser.
O dinheiro manda o mundo? Eu acho essa pergunta muito dura, no sentido de que, muitas vezes, quando se diz que importante é o ser, é porque você já perdeu tudo que tinha, então tenho uma relação bastante profunda entre ter e ser. Mas…eu diria que sim o dinheiro manda no mundo em grande parte medida, porque ele pode-te comprar saúde muitas vezes, mas às vezes você pode chegar no momento em que nem o dinheiro compra mais saúde para você e ai ele não consegue mais mandar no mundo.
Agora, devemos olhar para essas questões duma forma de grade de ente. Não olha nela no preto no branco, olha essa questão preto no branco, cinza um pouco mais preto, um pouco mais para branco no sentido de que, você tem grade de entes nessa relação e que, com certeza, leve o dinheiro muito a sério, porque se você não levar o dinheiro a sério provavelmente o mudo não vai dar a mínima para você.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [29] de Agosto 20[21]