A Zâmbia prepara-se para ter uma mudança de poder com o líder da oposição Hakainde Hichilema a vencer a eleição Presidencial derrotando o atual Presidente Edgar Lungu.
Mesmo debaixo de condições de alta pressão e de várias violações e fraude a vitória de Hakainde Hichilema não parece sofrer qualquer tipo de contestação e pelos primeiros resultados oficiais o atual Presidente não deverá passar dos 30% contra os 65% de Hichilema.
No entanto a forma como a comissão de eleições está a gerir o processo só pode ser descrito como caricato uma vez que vai anunciado a publicação de resultados de 12 em 12 horas mas depois acaba não publicando os mesmos quando a contagem já está terminada há mais de 2 dias e já vários candidatos (eram 14 no total) cincederam a vitória a Hichilema.
Esta vitória de Hichilema está a ser considerada de memorável depois de Hichilema ter perdido as últimas 5 eleições, um pouco como o Presidente Lula no Brasil, demonstrando muita perseverança .
Hichilema é um homem de negócios e é considerado o homem mais rico na Zâmbia com uma fortuna perto dos 400 Milhões de Dólares resultado fundamentalmente da exploração de Gado, sendo o maior produtor do país.
FOLHA DE MAPUTO – 14.08.2021