RESUMO DA SITUAÇÃO
A maior parte dos confrontos em Cabo Delgado continua a ter lugar fora do alcance da cobertura mediática. A semana passada trouxe relatos vagos de combates em curso nos distritos de Mocímboa da Praia e norte de Macomia, com um artigo a sugerir que as tropas moçambicanas e aliados estrangeiros estavam às portas de uma grande base dos insurgentes na área, designada Siri 1, no dia 8 de Setembro. Não há estimativas disponíveis de baixas dos combates.
Alguns relatos de incidentes mais específicos, no entanto, trouxeram uma visão sobre a situação em Cabo Delgado na semana passada. No dia 10 de Setembro, seis civis entraram em Nanjaba, uma aldeia a cerca de 16 quilómetros a norte da vila de Macomia. O grupo, formado por mulheres e crianças, relatou que estavam sob custódia dos insurgentes por muitos meses e haviam fugido recentemente. Sua fuga é provavelmente o resultado de insurgentes deixando áreas de base assentadas no sul do distrito de Mocímboa da Praia em face do avanço das forças pró-governo. No entanto, levanta questões sobre a localização das dezenas, senão centenas de civis que se estima estarem sob custódia dos insurgentes na área. Relativamente poucos civis foram
relatados como recuperados desde o início da ofensiva do governo no sul de Mocímboa da Praia.
De acordo com vários relatos, tropas de Moçambique, Ruanda e da Missão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Moçambique (SAMIM) foram destacadas para a província de Niassa desde o dia 11 de Setembro. Tropas ruandesas e da SAMIM foram vistas na capital provincial de Lichinga. Espera-se que os soldados persigam suspeitos de pertencerem à insurgência na província, incluindo alguns que possam estar a recuar na sequência de perdas territoriais dos insurgentes em Cabo Delgado. Nenhum relato de um confronto real em Niassa foi confirmado até o momento. Numa recente conferência de imprensa, o presidente ruandês Paul Kagame informou que suas forças haviam obtido inteligência de que os insurgentes estavam a planear uma expansão para o Niassa.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-66 12.09.2021