Por Francisco Nota Noisés
DDR a escorregar ajuda Mariano Nhongo?
O tal processo dito de paz entre Felipe Nyusi e Ossufo Momade não foi uma medida que foi tomada para o bem do povo moçambicano. Para Nyusi, era uma medida com a intenção de estrangular a Renamo e para o amigo dele Ossufo Momade era um passo para se enriquecer e para meter mais dólares do seu amigo Mirko Manzoni, o tal representante de António Guterres das Nações Unidas, para engrossar o seu bolso e avolumar mais e mais o tamanho da sua barriga.
Porque é que a Frelimo teria que temer uns homens velhos e caducos e não armados, que eram jovens aquando da guerra civil uns 30 anos atras e estão agora nos seus 50 e 60 anos e que fazem as suas vidas nas machambas nas regiões onde eles tinham as suas bases durante a guerra civil?
Tais homens não tem a força nem a energia para qualquer serviço militar que seja e muito menos para uma guerra de guerrilha em que tudo depende do esforço dos homens. O próprio Mariano Nhongo apercebeu-se deste facto quando a sua força original composta de tais velhotes teve dificuldades de empreender sacrifícios duros tais como passar a fome e fazer marchas longas, as vezes do Rovuma ao Maputo, com bagagens nas costas, nas cabeças e armas nos ombros e nas mãos.
Tive o difícil prazer de ter marchado a pé com tais homens da Zambézia, passando por Tete, para Sofala numa distância de mais de 500 kms de ida e volta a Zambézia em condições de quentura que fazia derrotar a pele do diabo e de cheias durante a volta de Sofala por Tete a Zambezia. Depois de volvido mais de 30 anos, eu teria que pensar duas vezes antes de empreender uma marcha semelhante.
Tudo leva a crer que Nhongo tem estado a recrutar e a treinar jovens para o desafio duma nova guerra com a Frelimo. Trata-se de jovens que a Frelimo nao consegue impedir que se aliem a Junta Militar e sao as pessoas que o governo caduco de Maputo devia temer e não aqueles velhotes caducos que se apresentam sem armas. Até então o regime terrorista da Frelimo ainda não conseguiu mostrar montões de armas que aqueles que ele disse se apresentaram e trouxeram consigo.
Isto leva a crer que os homens que a Frelimo mostrou como sendo velhotes da Renamo a ser entregue a Frelimo pelo traidor Ossufo Momade ou por André Magibire não passam de alguns vagabundos e maltrapilhos recrutados para se exibirem como antigos guerrilheiros da Renamo. E onde estão os velhotes? Estão lá nas suas machambas a depender do que a terra possa lhes dar.