A força da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austal (SADC) que se encontra em Cabo Delgado a ajudar as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDSM) na luta contra os insurgentes anunciou a abertura de estradas nomeadamente entre Pemba, capital provincial, e Macomia, polo comercial no centro da província.
A Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM, sigla inglesa) acrescentou que foram igualmente abertas estradas entre Mueda e as localidades de Awasse e Nangade, o que permite restabelecer "a confiança pública" das populações.
"A SAMIM trouxe calma e estabilidade às zonas de Mueda, Macomia e Nangade, levando ao regresso de residentes", diz uma nota divulgada nesta quarta-feira, 15,
A SAMIM iniciou as suas operações no terreno a 9 de Agosto e tem anunciado avanços no terreno, onde já se encontrava, desde Junho, um contingente de mil tropas do Ruanda.
Moçambique vê-se a braços com uma insurgência de cariz aparentemente islâmica desde Outubro de 2017, que deixou cerca de três mil mortos e mais de 850 mil refugiados.
VOA – 15.09.2021
NOTA: Que é feito dos insurgentes?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE