Por Francisco Nota Moisés
RESUMO DA SITUAÇÃO
"A maior parte dos confrontos em Cabo Delgado continua a ter lugar fora do alcance da cobertura mediática. A semana passada trouxe relatos vagos de combates em curso nos distritos de Mocímboa da Praia e norte de Ma[1]comia, com um artigo a sugerir que as tropas moçambicanas e aliados estrangeiros estavam às portas de uma grande base dos insurgentes na área, designada Siri 1, no dia 8 de Setembro. Não há estimativas disponíveis de baixas dos combates."09.2021
Os bravíssimos rebeldes do Norte estão bem, de boa saúde e num espirito de combatividade. Sendo uma força de guerrilha estão envolvidas em manobras de recuo quando o inimigo avança, de avançar quando inimigo recua, de atacar quando o inimigo acampa e de perseguir quando o inimigo debanda, implementando assim as tácticas de guerrilha segundo os ensinamentos do saudoso camarada presidente Mao Tse-Tung, o grande líder e génio do povo chines e ensinador dos povos revolucionários de o todo o mundo. Não invento esta descrição do Mao. Foi feita pelo Partido Comunista Chinês e ela faz me rir e gosto muito dela, embora não seja um maoista, mas fui quando um rapaz durante os meus dias escolares em Nairobi no Quénia. Com tais tácticas ele e as suas forças foram capazes de derrotar os agressores nipónicos e o exército fantoche do Chiang-Kai-Chek que são massivamente apoiados pelos imperialistas ianques norte americanos que depois vieram a ser derrotados no Vietname e mais recentemente foram estrondosamente derrotados pelos destemidos talibãs no Afghanistao.
Interessante que o Cabo Ligado reporta uma emboscada que os valorosos rebeldes desencadearam contra uma coluna blindada dos agressores ruandeses durante a qual descativaram a viatura principal talvez na qual se encontrava o comandante dos agressores do país dos grandes lagos liderado por Paul Kagame que se estila como Kim-il-Sung, Kim Jong-il and Kim Jong-un da Coreia do Norte. A derrota dos gigantes pigmeus deve ter sido muito monumental. Mas este ataque não foi reportado pelo regime servil aos estrangeiros em Maputo nem pelo regime kim-il-Sungista do tal Paul Kagame que decidiu apoiar o tal Felipe Nyusi na guerra do norte com a intenção de desencadear actos terroristas contra refugiados ruandeses em Moçambique onde os infelizes fugitivos são abatidos por "desconhecidos" ou são raptados por membros da policia do regime terrorista da Frelimo e entregues para serem mortos pelo regime terrorista de Kigali.
A agencia Cabo Ligado reporta que os soldados da Frelimo, ruandeses e os outros invasores das republicas bananas da Africa austral são constrangido e limitam-se a movimentar nas estradas, evitando as matas. Quando os rebeldes fizerem o uso de minas terrestres, esses agressores da Frelimo e os seus apoiantes estrangeiros enfrentarão uma situação muito difícil.
Neste comunicado segundo dizeres de várias fontes, fala-se dos militares terem libertado pessoas que estiveram no cativeiro dos rebeldes, mas cada vez diz-se que as pessoas reapareceram. Qual é a verdade? Essas foram libertadas ou só reapareceram vindas das matas?