Luis Nassiaca, ainda é Kuxakanema, o filme vai começar brevemente! Para além de dividir-se a Frelimo, também Moçambique vai se dividir!
Guebuza não vai aceitar ir a cadeia por uma dívida que ele julga que foi contraída para defender os interesses do Estado com o apoio da própria Frelimo! Guebuza disse a Comissão Parlamentar de Inquérito que se tivesse oportunidade de voltar a Chefiar o Estado moçambicano, estaria disponível para contrair uma nova dívida três vezes mais superior que esta! Guebuza é duro e teimoso por natureza, não costuma recuar perante as suas convicções!
Nyusi não vai aceitar ir a reforma como um simples cordeiro para ser caçado como um criminoso de guerra de tribunais em Tribunais, até ao TPI, após a perca do seu mandato! Makondes são duros por natureza e costumam pensar depois de agir!
Se a Frelimo não aceitar o Terceiro mandato para a proteção da imunidade do seu Presidente, o Nyusi vai proclamar a Independência de Cabo Delgado com o apoio de Paul Kagame e do Macron, Presidente Francês! Essa foi a razão pela qual as Tropas Ruandesas entraram em Moçambique, sem o Nyusi precisar do aval da Assembleia da República!
Nyusi, vai conseguir um determinado apoio dentro da própria Frelimo gananciosa, comprando a consciência de alguns camaradas por via do seu Primeiro Ministro SOMBRA, Dr Celso Correia, estratega em dossier's de ficar rico sem trabalhar e de financiar vitórias fraudulentas sem transparência eleitoral!
Cabo Delgado como Estado Independente, não vai morrer a fome porque possui vastas reservas de recursos minerais - só o gás do Rovuma, está classificado como a terceira maior reserva do mundo! Cabo Delgado como Estado Independente, não vai precisar do apoio do resto do País para sobreviver!
Essa é uma das razões da existência dos terroristas que até hoje, Moçambique como Estado, não está interessado em revelar quem são os mandantes morais destes terroristas e qual é o caderno de revindicação que está por detrás desta guerra!
Afinal a falta de capacidades de identificar a gênese e objectivos da guerra terrorista em Cabo Delgado, não foi derivada a incompetência do Governo da Frelimo! Era mesmo para justificar a requisição das tropas Ruandesas que em nome do socorro ao terrorismo, trazido por uma das alas da Frelimo, chegou o momento oportuno para Ruanda vir "legalmente" a Moçambique a fim de construir uma soberania de raíz para a futura Independência daquela Província!
Ruanda veio para ficar em Moçambique como uma força de defesa dos interesses da ala Nyussista e também como a força de pressão ao terceiro mandato do Nyusi, caso a Frelimo ainda querer continuar em manter a chamada UNIDADE Nacional!
Se o Nyusi não ganhar o terceiro mandato, pelo menos vai sobreviver como Presidente da nova República de Cabo Delgado, com o direito natural a imunidade! Dois países pequenos na África, vão se dar bem em jeito de Desenvolvimento moderno e Ruanda terá pelo menos uma colónia que lhe dá acesso ao mar e, este país do interior poderá construir uma linha férrea de alta velocidade entre Kigal e Pemba!
A Frelimo neste momento, não possui um exercíto com capacidades capaz de expulsar os Ruandeses, numa guerra de confontação aberta, pois em vias diplomáticas, Ruanda está em Moçambique por via da vontade singular do Presidente da República sem legitimação da Assembleia da República!
Foi por isso que desde do primeiro dia que o conflito de Cabo Delgado, eclodiu, o Nyusi nunca teve confiança com o Exército Republicano de Moçambique, tendo até recorrido as Forças Policiais para combater um criminoso militar e não um bandido delinquente na Sociedade Civil, ganhando tempo para o crescimento das actividades terroristas para a justificação da intervenção das tropas estrangeiras em Moçambique!
Só a recepção do Presidente do Ruanda, hoje em Pemba, que vem a Moçambique, totalmente fardado, essa é uma pura mensagem indirecta que Kagame não veio simplesmente visitar os seus militares, mas sim veio transmitir uma mensagem de fidelidade e Força ao seu anfitrião!
Nyusi, não foi a Assembleia Geral das Nações Unidas, afinal porque tinha o plano de exibir a sua costela Militar aliada ao feroz Exército Ruandês! Aparecendo pela primeira vez em público bem fardado e deixar a seguinte mensagem para os seus adversários internos : NÃO TENHO MEDO DE VOCÊS e se for necessário até posso não ganhar o terceiro mandato, mas ninguém vai me tocar!...
(Recebido via WhatsApp)