Depois de adiaram sucessivamente o anúncio do novo governo, o porta-voz do grupo talibã anunciou esta terça os membros do governo interino. Ministro do Interior é procurado pelo FBI.
Depois de sucessivos adiamentos de anúncio do novo governo, os talibãs anunciaram esta terça-feira que o mullah Muhammad Hassan Akhund assumirá o papel de primeiro-ministro do Afeganistão, avança a CNN. O mullah Abdul Ghani Baradar, cofundador e número dois do movimento talibã, foi nomeado vice-primeiro-ministro do país.
Em conferência de imprensa esta tarde, o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, anunciou também que o mullah Mohammad Yaqoob, filho do fundador dos talibãs Muamad Omar, que morreu em 2013, assumirá o papel de ministro da Defesa. Já Sirajuddin Haqqani foi nomeado ministro do Interior — o seu paradeiro vale 4,2 milhões de euros, é este o dinheiro que os Estados Unidos, através do FBI, estão dispostos a pagar a quem fornecer informações que conduzam “diretamente” à detenção do homem por trás de ataques contra as forças norte-americanas na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.
O porta-voz do grupo reiterou que os nomes anunciados faziam parte de um “governo interino” e que os talibãs vão “tentar levar pessoas de outras partes do país”, cita a Al Jazeera.
OBSERVADOR – 07.09.2021