RESUMO DA SITUAÇÃO DE SETEMBRO
Em Setembro de 2021, a situação humanitária em Cabo Delgado agravou-se, a medida que muitos civis deslocados começaram a vislumbrar a possibilidade de um retorno a algo parecido com a normalidade, devido aos ganhos de segurança. Conforme salientado por um relatório da Rede de Sistemas de Alerta Antecipado contra a Fome, a província enfrenta níveis de crise de insegurança alimentar pelo menos até Janeiro de 2022.
As organizações internacionais de ajuda não têm recursos suficientes para fornecer ajuda alimentar de forma adequada às populações deslocadas. Conforme discutido extensivamente neste relatório, muitos civis começaram a voltar para suas casas na zona de conflito, em muitos casos devido à necessidade de garantir fontes independentes de alimentos.
No entretanto, a curto prazo, as distribuições de ajuda alimentar foram reduzidas para uma vez a cada dois meses. O último grande desembolso teve lugar em Setembro. A ajuda foi bem-vinda, mas o processo de desembolso foi assolado por muitos dos mesmos problemas que têm assombrado a ajuda alimentar em Cabo Delgado desde o início da crise de deslocação. As listas de distribuição que regem quem recebe ajuda alimentar estão sujeitas à corrupção generalizada, apesar dos esforços contínuos para torná-las mais justas. As mulheres, em particular, relatam serem discriminadas no processo de distribuição, afirmando num grupo focal que mulheres mais jovens e solteiras, e as mulheres idosas costumam ficar de fora das listas de distribuição.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-Monthly_September