Por ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Todo mundo que olha para política externa americana, e para alguma das principais operações militares dos Estados Unidos [EU] tem enorme admiração por Colin Powell, ele é um símbolo de integridade, um símbolo de pensamento estratégico e sobretudo de conduta política.
A impressa americana destacou o facto de ele ter rompido uma barreira racial, e conseguiu mesmo, abrindo as portas para que venha Condoleezza Raice e o próprio Bárack Obama, tem uma influência muito grande, porque ele mostra que, não é a cor da pele ou independente do partido no caso Republicano ou Democrático, que a decência, que a honestidade essas [virtudes] tão importantes para o ser humano deve estar ligado e foi muito importante a sua posição em relação a Bárack Obama.
Colin Luther Powell, nasceu no subúrbio pobre de Harlem, Nova Iorque em 19[37], seus pais eram imigrantes da Jamaica. Enquanto, crescia Powell sempre foi um excelente estudante e rapidamente após concluir o seu ensino médio ele ingressou na Universidade da cidade de Nova Iorque, foi durante a Universidade que ele teve a oportunidade desse juntar ao Reserve Officers Training Corps [Corpo de treinamento de Oficiais da reserva do Exercito dos EU], que é um programa de treinamento de Oficiais paralelo a Academia de West Point e que permite que seus graduados atinjam até o posto de General de quadro estrelas o maior da carreira militar.
Powell, lembrou-se dessas experiências como uma das mais felizes de toda sua vida dizendo: «foi quando eu estava na Universidade, cerca de seis meses depois do iniciou do curso quando eu descobri algo que eu gostava e esse foi o programa de treinamento de oficiais da reserva. Eu não apenas gostava daquilo, eu era muito bom naquilo e é isso que você tem que procurar na vida algo, de que, você goste e no qual você seja bom. E se você consegue juntar esses dois, então você está no caminho certo e as coisas simplesmente acontecem».
Quando Powell, conclui o curso e foi graduado Segundo-tenente do Exército em 19[58], a realidade da integração racial na força era ainda muito recente e ele servindo o Exército no Estado Geórgia, onde foi expulso de bares e restaurantes por conta da cor da sua pele.
Powell, como Capitão foi um dos primeiros Oficiais americanos a servir no Vietname ainda como consultor militar entre 19[62]-19[63], ele regressou ao pais como Major em 19[68] servindo como Chefe de Operações do Estado-Maior da [23ª] Divisão de infantaria, foi nessa ocasião que ele sobreviveu a queda do seu helicóptero e sozinho resgatou outros três tripulantes, incluindo o Comandante da Divisão General Charle.G dos destroços em chamas.
Powell, foi promovido a Brigadeiro-general ou General de uma estrela estrela em 19[79], e após comandar o [5º] Corpo de Exército na Alemanha em 19[86] tornou-se Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente Ronald Reagan entre 19[87]-19[89], período em que ajudou a negociar diversos Tratados com Mikhail Gorbatchev o último líder da União Soviética.
Em Outubro de 19[89] o Presidente dos EU, George Bush nomeou Colin Powell, já promovido a General de quatro estrelas como Chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, a mais alta posição militar dentro do Departamento de Defesa, ele tinha [52] anos de idade na época, tornando-se mais jovem Oficial a assumir esta posição, como também foi o primeiro soldado afro-americano a assumir esta responsabilidade.
Durante sua chefia do Estado-Maior-Conjunto ele respondeu por [28] crises internacionais incluindo a invasão do Panamá em 19[89] e a primeira guerra do Golfo de 19[91]. A rápida vitória sobre as Forças iraquianas, naquele ano que foi mundialmente transmitida pela tevê, restaurou o prestígio militar americano que ainda estava abalado por conta do Vietname e a figura de General Colin Powell ganhou muito prestígio político, sendo ele inclusive considerado como potencial candidato a Presidência dos EU.
Pouco após deixar a chefia de Estado-Maior-Conjunto, em 19[93], inclusive foi considerado para receber a quinta estrela uma honraria raríssima nos EU, que havia sido outorgada pela ultima vez em 19[50] para o General Omar Nelson Bradkey, embora ele tivesse vasto apoio no Capitólio e entre a população, a Administração Clinton decidiu por não levar adiante a indicação.
A candidatura de Colin Powell, não se transformou em realidade, mas em 20[01] ele foi feito Secretário de Estado, um cargo chave para se lançar a Presidência pelo novo Presidente George.W. Bush, e novamente nesta função ele passou pelos atentados de [11] de Setembro, pela invasão do Afeganistão em Outubro daquele ano, e pela invasão do Iraque em 20[03]. Em Janeiro de 20[05], Colin Powell, transferiu a Secretaria de Estado para Condoleezza Raice uma afro americana e aposentou-se em definitivo.
Mais, muito importante uma lição para todos nós, nesse mundo tão polarizado e tóxico, o facto que, ele pediu desculpas reiteradamente pela invasão ao Iraque, pois ele dizia, que tinha sido um grave erro e continuo Republicano, mas por outro lado, apoio Bárack Obama, Hillary Clinton e Joe Biden.
Colin Powell, era um homem complexo, de princípios um homem realmente muito interessante o modelo de actuação na política americana.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [24] de Outubro 20[21]