Hoje apelamos à História esportiva, neste caso recente, para fazer uma viagem pelas raízes moçambicanas e trazer-lhe compatriotas cujos nomes nos enchem de orgulho, pela beleza de suas histórias e pelos sucessos alcançados, em Moçambique e no mundo.
Com as apostas online Betway pode também fazer parte desta história e, quem sabe, ser um vencedor!
Pessoas que levam o nome de Moçambique mais longe através das modalidades que praticam e que nos lembram que não há limites para os sonhos!
No futebol
Dotados de talento natural, espírito de sacrifício e uma enorme vontade de fazer a diferença, são muitos os jogadores moçambicanos a jogar nas maiores ligas e campeonatos do mundo.
São muitos os jogadores a atuar na Primeira Liga, em Portugal, desde Zainadine, no Marítimo a Geny, no Sporting, passando por Bruno Langa, Ricardo, Abel ‘Maestro’ e Pepo, entre muitos outros.
Na Ligue 1, a primeira divisão do campeonato francês, temos o Edson Mexer, no Bordéus, e o Reinildo Mandalva, no Lille, time que foi aliás Campeão Francês na época 2020/21 e onde Reinildo foi eleito o melhor lateral esquerdo.
O internacional Luís Miquissone, atacante ao serviço do Al-Ahly do Egipto, transferido do Simba por cerca de 56.000, 700 (cinquenta e seis milhões e setecentos meticais)
Para não falar de Clésio Bauque, Edmilson Dove ou Simão Mate, entre tantos outros
No futebol de Praia:
Fizeram-se notar na última edição do Mundial de futebol de praia, realizado em agosto, na Rússia, António José Namape Júnior “Figo” e Nélson João Manuel integram a lista dos 100 jogadores de Melhor do Mundo de futebol de praia.
No Basquetebol
Amade Mogne, o dirigente da Federação Moçambicana de Basquetebol, foi uma das estrelas desta modalidade. Jogou no Ferroviário de Maputo, Maxaquene, Costa do Sol e no Desportivo Maputo.
Pio da Silva Matos Júnior, do Ferroviário de Maputo, eleito o Jogador Mais Valioso da Liga e duas vezes campeão.
Leia Dongue, conhecida como Tanucha, ao serviço do Kutxabank Araski, clube da principal Liga de Espanha, depois de ter passado pelo Nante Rezé Basket, em França.
Atletismo
Maria de Lurdes Mutola, campeã dos 800m nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. A primeira moçambicana a ganhar uma medalha de ouro para Moçambique.
Venceu a medalha de bronze em Atlanta 1996 e ficou em quarto lugar em Atenas 2004 e quintos em Barcelona 1992 e Pequim 2008.
Creve Machava, que ficou em sétimo na sua prova dos 400 metros barreiras, nos Jogos Olímpicos de Tóquio e medalha de ouro nos Jogos de Solidariedade Islâmica de 2017.
No Boxe
A pugilista moçambicana, Rady Gramane, que chegou aos quartos-de-final da categoria 69-75 Kg, dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na natação
Alicia Mateus, de apenas 17 anos, nadadora do Clube de Natação Golfinhos de Maputo, obteve a oitava posição dos 50 metros livres, na última edição dos Jogos Olímpicos.
Sem esquecer a vela e o judô, entre tantas outras modalidades, onde os moçambicanos continuam a superar-se!
Poderá, na Betway, seguir o percurso destes e de outros atletas profissionais, que escrevem ou escreveram a ouro a história do desporto moçambicano!