Por ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Não são todos os dias, que você tem a sorte de ouvir discurso de um dos maiores estadistas do mundo, tive oportunidade de ouvir o seu discurso, pude sentir e entender na força das suas palavras o que torna Bárack Obama uma das lideranças vivas e mais admiradas no mundo.
Hoje, gostaria de compartilhar com todos vocês um pouquinho, do que, ouvi daquela palestra em São Paulo [Brasil]. Em São Paulo, Bárack Obama falou duma série de temas, fez uma avaliação da conjuntura mundial, mas eu vou falar mais de alguns assuntos, que Obama se referiu e que ainda hoje reverberam na imprensa mundial.
Obama começou por dizer: «se você tem sucesso, você teve sorte. Eu acho que é sempre importante, você se lembrar disso, porque as vezes encontro pessoas que conseguiram grandes coisas na vida; elas são presidentes de grandes Companhias, eles são muito ricos, eles são bem-sucedidos como líderes ou políticos, mas a verdade nisso é que muito e poucas pessoas conseguem coisas por si só».
Obama, mostrou e deixou bem claro, que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. «O sucesso depende de sorte; sorte de você ter pessoas certas ao seu lado, dando todo apoio necessário, sorte também por você trabalhar bastante».
Obama disse, também que as melhores decisões que tomou na vida foram as que surgiram quando tinham pessoas discordando dele: «Eu sabia que estava certo quando as pessoas ao meu redor discutiam. Nós temos que aprender com as diferenças, com respeito, mente e coração abertos».
E Obama disse algo, que é um grande ensinamento para as nossas carreiras e para nossa vida. «Não podemos ter medo de contar com pessoas mais inteligentes que nós». E chamou atenção para o facto de que, as pessoas acham que ser grande líder é ter as respostas certas. «Eu digo que é ter as pessoas certas com você». Mas, até mesmo para um Presidente é impossível ser especialista em todos os assuntos. Ninguém sabe tudo.
Sobre a importância da diversidade. «Se afro-brasileiros, não são incluídos o país está desperdiçando talento; se mulheres não estão incluídas estão desperdiçando talento; se sua organização só tem homens brancos que parecem todos iguais você está perdendo algo. Onde estão as mulheres? Onde estão os negros? Onde estão os outros segmentos!» [Obama]
Obama destacou bastante, a importância de termos em nossas empresas e na vida contacto com pessoas de diferentes géneros, orientação sexual, raças e idades. «Tenho certeza, que você tem pessoas que tragam diferentes perspectivas, diferentes ideias para a mesa» [Obama].
Obama lembrou, que se a sua organização tem apenas homens, você provavelmente está perdendo muitas coisas, agente presta muita atenção no lucro e acaba se esquecendo a diversificação da equipa.
Sobre as armas que matam nos Estados Unidos [E.U]. Não fazem o menor sentido, por exemplo, segundo ele, lá qualquer um pode comprar arma em qualquer lugar, só que isso tem um pesado custo social. Obama citou aquele que diz ter sido o dia mais triste da sua vida, quando um atentado numa escola matou [20] crianças e professores. «Nada que eu fizesse traria aquelas crianças de volta, e eu tive que consolar seus pais» [Obama].
Obama disse, que se sentia muito frustrado por não ter podido impedir aquele massacre.
Sobre nossa força interna. «Eu falhei antes e eu sobrevivi. Eu digo aos jovens, que é bom tentar um monte de coisas mesmo que não dê certo, as cicatrizes que você ganha, os erros que você comete são lições, que vão-lhe dar confiança mais tarde na sua vida» [Obama]
Obama, falou bastante aos jovens como eles precisam ser incentivados, apoiados, pois o futuro de nós depende deles. «Eles são os futuros líderes em tudo, e na época de tecnologia e ideias eles podem aparecer literalmente em qualquer lugar». Aqui no país por exemplo, tem tanta gente jovem boa que poderia fazer coisas incríveis, se lhes fosse dada oportunidade, mas…para isso é preciso ter talento.
Sobre a importância da educação e do professor segundo Obama, o capital humano vale mais que o conhecimento técnico. Por isso, Obama afirmou que se um país não investe em pessoas [capital humano] ele não vai ter sucesso ao longo prazo e isso significa, todas as pessoas terem acesso a uma correcta e boa educação.
«É obrigação de um Governo, dar boa educação e serviço social, isso, não é caridade é necessidade do desenvolvimento económico de um país. Quanto mais se investe em capital humana, mais as economias vão crescer» [Obama]. Ou seja, é fundamental garantir uma educação, que permita aos jovens analisar criticamente o mundo ao seu redor.
Obama disse, que sempre teve [óptimos] professores na vida. Segundo ele, o poder de inspirar confiança em uma criança é um dos maiores presentes que podemos oferecer a ela. «A falha do nosso sistema educacional é que, não ensinamos para nossas crianças o que é mais importante» [Obama]
Aprendemos que, quanto mais tivermos, mais felizes seremos e esse desejo de ter mais e mais não é caminho para felicidade. Só que esse pensamento seria um dos motivos de não conseguirmos justamente criar melhores sociedades, por isso, Obama destacou muito a importância do professor na sociedade, «e como eles muitas vezes não recebem o devido [apreço] ou apoio necessário.» Aliás, até mesmo o contrário disso, como diga-se de passagem como tem visto por aqui.
«Um mau professor pode-lhe ensinar álgebra, por mais que seja chato, um bom professor lhe ensina o que é certo» [Obama]. O poder de um professor afirmou Obama é desenvolver a confiança de uma criança.
«Se o professor só ganha um décimo, um centésimo do que ganha um investidor a educação não está valorizada ao suficiente» [Obama]. O que é que ele quer dizer, que tem que se pagar decentemente aos professores.
Para Obama, você precisa ensinar aos jovens mais que só absorver as informações. «Eles precisam aprender a analisar criticamente o que eles recebem». E de novo a figura de bom professor é, essencial até mesmo pelo afecto, que pode proporcionar e sua incrível capacidade de criar pensadores livres. «As máquinas podem fazer muitas coisas bem, mas o que só uma pessoa pode fazer é pensar livremente, o que só uma pessoa pode fazer é abraçar uma criança» [Obama]
Obama alertou que, «você não tomará sempre as decisões certas, mas com o tempo você tomará as melhores decisões e é por isso de novo, você precisa ter uma boa formação académica, é por isso, que você precisa pensar livremente, é por isso, que você precisa ter um senso crítico aguçado, é por isso, que você precisa se cercar com pessoas diferentes de você, e diferentes entre si, porque as melhores decisões estão justamente na média dessas diferenças».
Obama, também admitiu que a sua Administração não foi perfeita, que ele cometeu erros, mas não tiveram nenhum escândalo de corrupção e ninguém foi preso.
Obama afirmou, que durante sua Administração ele procurou trazer para sua equipa pessoas, que trouxessem diferentes perspectivas para o trabalho. Enfim, mantiveram a sua integridade e, em tempos de política tão [suja], isso é mesmo algo que merece ser destacado.
A importância do Estado. «Os Governos precisam investir em leis, em transparência e no combate a corrupção para incentivar o mercado. É obrigação de todos nós combater a corrupção venha de aonde vier» [Obama]
«Eu sempre digo, fiquem felizes falando para os empresários de pagarem seus impostos. Há países que têm pouca governança, seus contractos não são aplicáveis às vezes estamos tão obcecados com o dinheiro, que nos esquecemos das condições que permitem que estejamos bem-sucedidos». Pagar impostos diz Obama, «é o investimento que faz caminhar a sociedade»
Obama falou sobre inovação. «Temos que projectar um sistema, que não destrua os nossos valores. Queremos ter a inovação, que é a responsável pelo desenvolvimento tecnológico, mas com responsabilidade ambiental. Temos que ter responsabilidade ambiental, porque não adianta ter aplicativos maravilhosos quando oceanos e florestas estão sendo devastados e não conseguimos respirar».
Obama, também criticou a ascensão do populismo e da xenofobia no mundo, e também pediu que os Governos trabalhem para diminuir a diferença entre os ricos e pobres e alertou para os ricos trazidos pela [disseminação] de notícias falsas pela imprensa e pelas redes sociais citando as eleições presidências norte americanas.
Para Obama, a Correia do Norte é um perigo real, e defendeu a importância de uma diplomacia forte para a paz no mundo todo.
Bárack Obama, encerrou seu discurso pedindo que todos se mantenham optimistas. «Sim…às vezes a vida é dura, o mundo têm coisas feias mesmo. Tem tantas guerras, tantos conflitos mas…se nós olharmos para a história, nunca houve um tempo em que as pessoas estivessem tão saudáveis, tão bem educadas, tão tolerantes acredite se quiser e menos violentas do que hoje. Não temos uma garantia de que esse progresso continue, mas devemos ter esperança porque o mundo é muito diferente do que era há 100 anos e por muitos ângulos, melhor» [Obama]
Tudo isso, foi dito durante uma palestra voltado para tendências e inovações tecnológicas em São Paulo [Brasil], um grande invento, que contou com a participação de [15.000] pessoas, estavam lá para ouvir, Bárack Obama o quadragésimo quarto Presidente dos E.U.
Tradução e arranjos: Manuel Bernardo Gondola