A plataforma de gás flutuante Coral, da ENI terminou a sua construção está a ser rebocada e em breve chegará a Cabo Delgado, ficando 30 anos a operar em Moçambique.
Quantos Moçambicanos irão trabalhar nessa plataforma?? Qual o esforço que a empresa ENI está a fazer para dar formação aos jovens moçambicanos para poderem concorrer às vagas de modo a poderem ter melhores salários?? Onde é a base de formação da ENI?? Criaram uma escola técnica ou uma universidade para capacitar os jovens Moçambicanos??
Existe o exemplo do Navio dos Turcos em Nacala, produz energia que a EDM compra a um preço estratosférico, mas nenhum moçambicano trabalha no navio, nem a limpar as casas de banho, porquê?? Os jovens moçambicanos não têm capacidade para limpar casas de banho ou cozinhar chima?
Será que não faria mais sentido construir a central solar junto ao aeroporto de Nacala que pagar todos os anos milhões de usd a esse navio Turco para produzir eletricidade?? A central solar de 100 hectares criaria alguns postos de trabalho e o sol por enquanto tem um custo zero.
Todo o dinheiro que irá ser pago pela ENI, da plataforma Coral ao governo moçambicano irá desaparecer nos meandros da corrupção lá do Maputo e Cabo Delgado só mais pobre irá ficar.
https://oilprice.com/Energy/Natural-Gas/The-Investment-Case-For-Floating-LNG.html
(Recebido por email)