ten-coronel Manuel Bernado Gondola
Eu já comentei aqui sobre a Venezuela, e um tal de fantoche chamado Juan Guaidón, ele se apresentou como o Presidente, ou melhor, como o autoproclamado Presidente da Venezuela e foi reconhecido por muitos países no mundo, principalmente países imperialistas hoje, o fantoche quase ninguém mais reconhece.
Os Estados Unidos [EU], arranjaram um Guaidón na Rússia [Alexei Navalny] para derrubar o Vládimir Putin, ele nunca disputou a eleição para Presidente da República a mesma característica que o Guaidón. O Guaidón, também tinha disputado era só deputado, como ele era membro do Parlamento, Presidente do Parlamento e como não reconheceu eleição do nosso queridíssimo irmão Nícolás Maduro, o fantoche cara sem vergonha autoproclamou-se Presidente da Venezuela.
No caso da Rússia é mais grave, porquê! Porque a Rússia hoje não é Venezuela, a Rússia hoje é um dos grandes [centros] que a humanidade têm com capacidade pelo menos os dois com a China para enfrentar e barrar um pouco a força e a hegemonia dos EU. Consequentemente, derrubar o Putin hoje é de grande interesse da política externa dos EU. E veja, eu sou optimista devo reconhecer que o Presidente Biden, internamente tem uma boa Administração, e mesmo externamente está tomando atitudes positivas, mas não se esqueçam ele é o chefe do Império, e este Império vai
tentar destruir a Rússia e a China.
Mas, com isso eu não estou apoiar o Putin, não se trata de apoiar o Putin enquanto pessoa, mas o que ele simboliza.
Fiel aos ensinamentos dos seus grandes mestres, vou contar um pouquinho a história de Vládimir Putin. O Putin, nasceu em 19[52], portanto vai fazer o ano que chega [70] anos, [69] ele tem agora. O seu pai morreu na «grande guerra patriótica», que é o nome que os russos chamam da segunda guerra mundial, ele é formado em Direito em 19[75], o ano da independência de Moçambique, e se filia ao Partido Comunista da União Soviética [US] e durante dezasseis anos até 19[91] quando acabou a US, ele percorreu postos cada vez mais altos na hierarquia do Partido Comunista, dentro da estrutura da KGB, que é considerado na Rússia a CIA, mais na informação, do que, da segurança como o FBI. Então, o Putin tem essa marca.
Ele deixou de ser comunista? Bom…provavelmente deixou; ele não defende mais o socialismo para a Rússia, no entanto, a própria Rússia guarda muito da US. Por exemplo, o hino nacional, a música é a mesma, ainda que, tenham mexido um pouquinho na letra; os bonés dos soldados, as insígnias e a técnica militar ainda tem feição do extinto Exército comunista soviético.
Mas, o significado do Putin no mundo hoje é a contenção dos EU. A Rússia é o segundo maior arsenal militar do mundo, é o segundo Exército mais poderoso do mundo todo. O Putin tem mais Exército que a própria China, contudo num confronto directo hoje, Rússia e EU, a Rússia perderia na actual conjuntura, mesma coisa a China, e mesmo se os dois estivessem coligados perderiam, por causa do poderio militar dos EU, o poderio militar dos EU é inigualável na história, até hoje.
Mas, é isso, tem que surgir alguém para derrubá-lo, e surgir também um movimento, muito parecido com o que nós assistimos na Venezuela em que, nós vimos milhões de pessoas foram as ruas de Caracas, convocadas pela impressa Imperialista ocidental.
Este movimento tem origem no Leste europeu, nas chamadas Revoluções coloridas, Revolução tulipa na Geórgia, Revolução púrpura, Revolução laranja, são nomes criados pela imprensa imperialista ocidental, e promoveram levantamento do povo, no caso da Ucrânia foi a mais expressiva de todos. Um governante que não era comunista, mas também não era pró-ocidente, era um governante amigo da Rússia e derrubaram. Tentaram agora na Bielorrússia, e não deu certo, por isso, temos que estar atentos sobre o Mianmar, que parece ser o cerco à China.
Esse fantoche Alexei Navalny, está nos holofotes da mídia internacional imperialista, e está ganhando muito com protestos. Sua bandeira ou melhor seu programa é, luta contra a corrupção uma coisa muita parecida com o que nós vivemos aqui em Moçambique.
E, eu já ouvir dizer, que qualquer político que fala o tempo todo sobre corrupção ou combate a corrupção, na verdade, ele se esconde atrás da corrupção, é uma pessoa que merece muito desprezo, é traidor da pátria, porque combater a corrupção é dever básico de todos nós, não ser corrupto é uma obrigação básica de todos nós não devíamos ter propaganda disso! Isso é obrigação.
Alexei Navalny, criou uma Fundação que é, Fundação Anticorrupção da Rússia, recebe dinheiro do exterior, criou um partido Rússia do futuro, ou seja, têm pretensõeseleitorais no sentido de derrubar e acabar era Putin. A era Putin, porque quando ele foi eleito pelo Parlamento, Primeiro-ministro foi em 19[99] até 20[06], durante sete anos ele foi Primeiro-ministro, depois ele foi eleito Presidente, na Rússia o mandato é oito anos, e foi reeleito Presidente em 20[14] e, não há limite mais para reeleição em tese no que vem ele pode ser eleito mais uma vez, e ficar até 20[30].
Ora, o imperialismo não aceita isso! Mas, como eles não podem abertamente falar isso, não podem abrir uma guerra para derrubar o Putin, eles fazem movimentos por dentro disso. Eu quero lembrar aqui, que o Putin é membro de um partido chamado Rússia Unida, que é um partido nacionalista, que defende certos aspectos, como por exemplo; a estatização de algumas empresas, porque foram privatizadas na bacia das almas do povo soviético quando acabou a US em 19[91]. Eu vi um Documentário de qualidade impressionante sobre isso, eles vendia por bagatelas empresas estratégicas inteiras isso, também aconteceu na Alemanha quando fundiu as duas Alemanhas. É
impressionante esse Documentário.
E algumas empresas, dessas empresas o Putin está restatilizando e a mais emblemática de todas é Hidrocarbonetos de Moçambique, de lá chama-se Gazprom, eles produzem mais gás do que petróleo, mas também produzem muito petróleo.
Quando as acções da Gazprom caíram o que é que o Putin fez; ele comprou as acções em queda e estatizou em [100%],mais uma vez o Imperialismo não gostou disso.
E, eu não me iludo, continuou anti-imperialista, hoje a medida correcta que um Governo patriótico deveria adoptar num Governo, que nós vamos ter que votar é, restatilizar as grandes empresas estratégicas como a Gazprom, que agora está a serviço da Rússia e do seu povo. Então, o Putin tem essa concepção [visão].
Mas, qual é a origem disso tudo! A origem disso tudo é a CIA [Central de Inteligência Americana]. E, qual foi a primeira experiência que CIA fez no mundo para adquirir o modus operandi, porque funcionou na primavera árabe no Egipto, na Líbia, na Síria, antes no Congo de Lumumba, têm vários exemplos que eu poderia ficar o dia inteiro dando aqui.
Mas, a origem sabem qual é? A origem é [19] de Agosto de 19[53] no Irão. Um Primeiro-ministro patriota, nacionalista Mohamed Mossadegh, que governava desde 19[51], ele nacionalizou petróleo iraniano que estava nas mãos da Inglaterra, que servia os interesses da Inglaterra e dos EU, era petróleo barato. Mossadegh nacionalizou, era um homem extremamente popular em uma semana a CIA entrou em acção; financiou Organizações não-governamentais, financiou sindicatos, partidos, apostou forte em milhões de dólares, e numa semana o homem que era mais popular na história do Irão, passou a ser odiado, a manipulação das massas. Não tinha Internet na época, mas tinha rádio, tinha tevê; a tevê não era do Estado, não era pública, em uma semana Mossadegh foi derrubado.
E nós hoje estamos vivendo isso. O fantoche Navalny com o apoio do imperialismo está em confronto com o Putin, vemos muita gente nas Capitais imperialistas gritando;Putin fora! E, eu volto a dizer, eu não morro de amores pelo Putin, mas o papel que ele joga na conjuntura internacional de contenção para enfrentar e barrar um pouco a força e a hegemonia dos EU, e se ele um dia sai da cena, o mundo vai ficar muito difícil para nós.
Por isso, o Vládimir Putin é figura do ano de 20[21].
Manuel Bernardo Gondola
Em Pemba, aos [26] de Dezembro 20[21