Por Francisco Nota Moisés
SERÁ O FOGO NO PARLAMENTO SUL AFRICANO UM INDÍCIO DUMA REBELIÃO CONTRA O REGIME DA ANC? É POSSIVEL. SIGAMOS A INFORMAÇÂO QUE O COMENTADOR FRANK CONSEGUIU NO SEU COMENTÁRIO SOBRE O ARTIGO ANTERIOR ABAIXO
O ACTUAL REGIME SUL-AFRICANO É UMA AUTENTICA PIADA QUE NÃO CONSEGUE APAGAR O INCENDIO NO EDIFÍCIO DA SUA ASSEMBLEIA NACIONAL (VER OS COMENTÁRIOS DO FRANK E DO PAKA NKALI PARA O VOSSO ENTRETIMENTO. QUANDO UM INIMIGO SOFRE BAIXA, A GENTE RI-SE (3)
Comments: https://youtu.be/WfjwMz1R5egFrank said... "Mais um incidente que vem ensombrar ainda mais a estabilidade do regime do ANC. O vídeo a seguir da SABC News noticia o apagão que ocorreu durante o jantar de gala de celebração do aniversário do ANC no momento em que o presidente da República da África do Sul tomava a palavra. https://youtu.be/-1YrsJwQi7c. Na sequência deste apagão e o fogo no parlamento a SABC News promove uma interessante discussão com um especialista sobre o "estado da segurança na África do Sul" como se pode ver neste vídeo."
Estou certo de que sangomas e inyangas (profetas tradicionais e curandeiros) na Africa do Sul já consultaram ou ainda consultam os seus ossos e raízes para se informarem do que se passa no seu país e para apurarem porque é que acontecimentos estranhos, um após outro, ensombram o país. Se alguns dias atrás um fogo pegou no parlamento e começou a arder e quase que não se conseguia apagá-lo, agora e o edifício onde o partido no poder ANC devia festejar o seu 110 aniversário (fundado em 1912) ficou sem luz quando o presidente Ramaphosa fazia o seu discurso, forçando o poderoso régulo a abandonar o seu discurso e a se retirar do lugar apressadamente com o seu vice-presidente, talvez com o medo de que o lugar podia ser atacado com armas de fogo.
Não se disse para onde ele e o seu vice fugiram. Talvez para um lugar seguro que não se devia mencionar para não permitir os seus possíveis inimigos seguir ou persegui-los para atacá-los e dar cabo deles.
Dos vídeos que o assíduo Frank colocou no MPT e dum outro que apareceu no YouTube foi possível fazer alguma ideia da situação sobre o evento que forçou a fuga do Ramaphosa e do seu vice-presidente. Alguém disse que um individuo cujo nome não foi mencionado desligou a energia elétrica ao edifício que ficou sem luz, o que impediu que o grande jantar que tinha sido planeado para celebrar o 110 aniversario não tomasse lugar.
Alguns chefões do ANC foram entrevistados no edifico depois da fuga do seu chefe, mas transpareceu que eles evitavam dizer algo de desfavorável sobre a situação de segurança em que o partido deles se encontra ou seja eram incapazes de dizer coisas que pudessem fazer sentido.
Os entrevistados neutros foram capazes de dizer aos correspondentes da TV que algo não católico estava acontecer na Africa do Sul e que o ANC era corrupto e que a situação de segurança preocupava as pessoas no seu país. Um dos entrevistados disse mesmo que tinha havido descontentamento no ANC aquando da eleição do Ramaphosa como presidente do ANC, salientando que alguns descontentes tinham sido mortos.
Espera-se que desta vez o regime sul africano não agarrará num individuo qualquer aparentemente insano como fizeram depois do fogo que devastou o parlamento sul africano que no vídeo que se mostrou apareceu como um individuo insano. Como é que o regime sul africano podia ter apanhado um homem com um comportamento visivelmente maluco para ser trazido perante um tribunal em vez de submete-lo a exames psiquiátricos primeiro antes de puxá-lo para um tribunal?
Parece que alguma coisa está acontecendo na Africa do Sul e pode se entender porque Ramaphosa falou de desestabilização quando o seu regime prendia Jacob Zuma antes de encarcerá-lo por corrupção e antes do regime enviar tropas para ocupar KwaZulu, Natal, terra do antigo presidente sul africano.